A cidade de Petrópolis se prepara para mais um evento que promete muitas atrações. A Serra Serata chega na sua nona edição com muitas novidades para celebrar a influência italiana presente na cidade serrana do Rio de Janeiro. O Palácio de Cristal será transformado em um pedacinho da Itália e mostrará os costumes, a culinária e a tradição desse país cheio de curiosidades.
O evento teve seu início em Cascatinha, distrito que abrigou vários imigrantes italianos atraídos pela oportunidade de emprego na Companhia Petropolitana de Tecidos. A companhia teve seu funcionamento autorizado pelo imperador Dom Pedro II e acabou atraindo dezenas de trabalhadores imigrantes italianos Sob a influência dos seus mais de 115 mil descendentes de imigrantes, de acordo com dados da prefeitura, a festa contou com quatro eventos antes de sua transferência para o Palácio de Cristal.
A programação, que irá de 18 a 23 de setembro, contará com várias apresentações teatrais e musicais além de muitos produtos típicos italianos. Mas, a gastronomia é algo conhecido no mundo todo e um ponto marcante desse país. Pensando nisso, ao todo serão sete barracas que irão oferecer um vasto cardápio com pratos típicos da culinária italiana. Os visitantes também poderão apreciar chocolates, doces e cafés. Já o artesanato local estará exposto no “Pantheon”, barraca que reproduz uma estrutura romana antiga com grandes colunas na entrada. Serão 11 associações de artesanato de Petrópolis que oferecerá produtos inspirados na cultura italiana e nas cores de sua bandeira.
A festa traz muitos benefícios para a cidade além de valorizar as tradições e a cultura italiana em Petrópolis. A economia local é beneficiada com a movimentação da cadeia produtiva do turismo, favorecendo a rede hoteleira, bares, restaurantes e divulgando produtos artesanais e o comércio como um todo.
A Serra Serata terá entrada gratuita e conta com a parceria da Casa D’Itália Anita Garibaldi, responsável pelas sugestões de cardápios oferecidos nas barracas. Promovido pela prefeitura, com o apoio da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), a festa terá sua abertura a partir das 18h com uma expectativa de mais de 15 mil pessoas.
Uma história de parceria
Foi em 1845 que teve início os primeiros registros de imigrantes italianos em Petrópolis. Documentos históricos comprovam, através do Relatório da Presidência da Província do Rio de Janeiro, que havia um italiano entre os imigrantes. Já em 1862 o número de italianos chegava a 60 e com o passar do tempo aumentou consideravelmente.
A Cidade Imperial possui uma rica herança gastronômica que pode ser vista através das massas, doces italianos, vinhos e diversos pratos dessa culinária. Estima-se que aproximadamente 115 mil descentes de italianos entre a 2ª, 3ª e 4ª geração, residam na cidade.
O horário de funcionamento será variado e nos dias 18, 19 e 20, as barracas abrem a partir de 18h e fecham às 23h. No fim de semana, de 21 a 23, o evento terá seus horários ampliado, abrindo as 10h e terminando a meia noite na sexta e no sábado, e de 10h às 22h no domingo