A Prefeitura do Rio vai convocar mais 179 médicos que foram aprovados no concurso realizado em 2017. A autorização, publicada essa semana no Diário Oficial, foi dada pelo prefeito Marcelo Crivella. Os novos médicos trabalharão em regime de 24 horas semanais e serão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para o primeiro atendimento em unidades de urgência e emergência, hospitais gerais e especializados, hospitais pediátricos e maternidades, além de institutos de saúde mental.
Os novos profissionais serão submetidos a exames admissionais para escolherem o local de trabalho onde há necessidade de reposição de profissionais. Essa é a segunda convocação de médicos que a Prefeitura faz esse ano. No início de setembro, outros 82 foram chamados para trabalhar nas mais diversas especialidades.
Outra notícia é que o Rio terá aumento no repasse financeiro do Ministério da Saúde, como forma de incentivo à qualificação da estratégia Saúde da Família, após a certificação das equipes que atuam no município. Na última avaliação, mais de 90% das 796 equipes - total de 721 - selecionadas tiveram resultado positivo, que é considerado como ótimo, muito bom ou bom. Apenas 22 (2,76%) foram classificadas como regular e nenhuma equipe foi classificada como ruim.
Comparando os dados atuais com a avaliação anterior, feita em 2014, 331 das 612 equipes (53,7%) tiveram resultado positivo, 273 (44,2%) foram classificadas como medianas e nove equipes (1,45%) ficaram com resultado insatisfatório. A avaliação faz parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e é realizado desde 2012 pelo Ministério da Saúde.