TOPO - PRINCIPAL 1190X148

beSafe Saúde chega ao mercado com o objetivo de salvar milhares de vidas

Startup dirigida por médicos oferece cursos de primeiros socorros e aplicativo gratuito para situações de emergência

Por Portal Eu, Rio! em 16/06/2021 às 19:05:17

Os sócios beSafe, da esquerda para a direita: Mateus Mattos, Rafael Kader, Fátima Carneiro e Guilherme Tavares. Foto: Divulgação.

Formada por jovens médicos, professores, desenvolvedores e futuros médicos pela UFRJ e única no mercado, a beSafe Saúde é uma startup que chegou para mudar o panorama de saúde do nosso país. Por meio da união de saúde, educação e tecnologia de ponta, seus sócios, movidos pela paixão de cuidar das pessoas, trabalham diariamente em nome de um único objetivo: salvar milhares de vidas.

A startup nasceu inspirada pela história do menino Lucas Begalli, de apenas 10 anos, que morreu por engasgo e asfixia com um lanche, em um passeio escolar, sem que nenhum responsável e funcionário da escola soubesse como realizar as manobras de desengasgo. Lucas foi vítima de um despreparo dos profissionais de escolas de nosso país em manejar situações simples de urgência e emergência – principalmente em crianças e adolescentes.

Com o grande diferencial de disponibilizar um aplicativo gratuito com tecnologia de ponta para situações extra-hospitalares de emergência e chamada de ajuda automatizada e equipe médica mais experiente do mercado, a beSafe Saúde oferece o curso de primeiros socorros mais completo e profissional do país, em caráter híbrido (online e presencial), além de ensino prático. Mais de seis mil pessoas já foram treinadas e capacitadas em projetos sociais de ensino de primeiros socorros em comunidades fragilizadas do Rio de Janeiro, credenciados oficialmente pela pró-reitoria de extensão universitária da UFRJ (PR5).

Ao se depararem com o impacto positivo gerado no dia a dia de seus alunos, com mais de cinco anos de projetos, os membros da beSafe Saúde buscam expandir o aprendizado sobre condutas básicas em saúde e segurança a nível nacional e, literalmente, salvar vidas em todo o país, em larga escala. Assim, a startup pretende atender a demandas de treinamento anual de escolas, centros de ensino em geral e de recreação infantil de todo o Brasil pela obrigatoriedade preconizada na Lei Lucas, oferecendo a certificação dos profissionais e dos estabelecimentos.

- A beSafe nasceu com as soluções mais completas e profissionais, unindo o conhecimento técnico em primeiros socorros e saúde escolar com inovação, por meio de uma escola virtual – a plataforma beSafe – e app beSafe Saúde para smartphones elaborado para otimizar a chamada de ajuda em situações de urgência e emergência com informação de sintomas e localização em GPS por diversos meios de comunicação automatizados para contatos de emergências cadastrados, além de oferecer diversos guias práticos para essas situações dentre outras funcionalidades. Afinal, com saúde não se brinca. Prezamos pela saúde e segurança de nossos parceiros e usuários, reduzindo assim desfechos trágicos em emergências e acidentes comuns do nosso dia a dia, por meio da educação e tecnologia – explica o médico Rafael Kader, CEO da beSafe.

A beSafe Saúde também oferece envio de material profissional para treinamento prático em escolas, centros de ensino e de recreação infantil e em empresas ou, ainda, envia uma das suas equipes para a capacitação presencial. Todas as demandas exigidas pela Lei Lucas (como placa de treinamento, certificados, kit de primeiros socorros etc.) são oferecidas, sem que o parceiro precise se preocupar com absolutamente nada, além do pacote com modelo de ensino mais adequado para sua instituição. Disponibiliza, ainda, serviço integral de suporte para sanar todas as dúvidas dos parceiros e indicadores de uso e de aquisição de conhecimento no tema, garantindo, assim, a qualidade de ensino completo no tema.

- A combinação de ensino de qualidade com quem entende do assunto, associado à inovação e tecnologia em saúde e segurança, vem fazendo da beSafe Saúde uma empresa transformadora da sociedade e da realidade de milhares de pessoas em todo o Brasil. Com o propósito de impactar milhares de vidas e transformar o Brasil, foi criada a “Missão Saúde na Escola”, que permite o acesso gratuito por profissionais de escolas públicas de ensino básico de todo o país à plataforma beSafe e libera o acesso ao app para não só esses mesmos profissionais, mas também para seus alunos. Primeiros socorros salvam vidas e mudam os rumos nas urgências e emergências pré-hospitalares de toda a comunidade e a tecnologia permite alcance de resultados imensuráveis em sobrevida de vítimas – avalia o médico Rafael Kader.

A diretoria da beSafe Saúde é formada pela diretora médica e responsável técnica, Professora Dra. Fátima Carneiro, autoridade no assunto e Diretora da Faculdade de Medicina da UFRJ; o CEO, Dr. Rafael Kader, médico e doutorando da Faculdade de Medicina da UFRJ; o COO Guilherme Tavares, acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRJ e membro do Departamento Médico do Club de Regatas Vasco da Gama; o CPO Mateus Mattos, também acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRJ e com mestrado integrado na Universidade de Lisboa, em Portugal; e o CTO Matheus Peressoni, arquiteto Front-end Onidata e ampla experiência em desenvolvimento de projetos como Desenvolvedor Full-stack de empresas como Philips, Smart Revendas e Linx Sistemas.

Sobre a Lei Federal nº 13.722 - Lei Lucas

Criada em outubro de 2018, em Campinas, a Lei Lucas está em vigor e sob fiscalização em todo o território nacional. Ela foi criada após a morte de um menino de apenas 10 anos por engasgo e asfixia com um lanche, em passeio escolar, sem que nenhum responsável e funcionário soubesse como realizar as manobras de desengasgo. Assim, ela exige o treinamento dos profissionais de centros de educação, de recreação infantil e outros locais de grande aglomeração com bebês, crianças e adolescentes em primeiros socorros, com reciclagem anual (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm). O descumprimento da lei implicará em advertência, multa e até cassação do alvará de funcionamento da empresa, independentemente de a instituição contar com médicos ou enfermeiros em suas instalações.

Fonte: Cia de Divulgação

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.