No primeiro semestre, 13.619 pessoas morreram ou sofreram algum tipo de lesão provocada em acidente de trânsito. Para reduzir este número, o Detran-RJ vai às ruas e realiza campanhas de prevenção durante a Semana Nacional do Trânsito. Na tarde de sexta-feira (21/09), o órgão promoveu uma ação no Aterro do Flamengo e que contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy e abordou 540 veículos.
Apesar do grande número de acidentados, o Detran comemora a redução de 9,71% dos casos em relação ao primeiro semestre de 2017. Naquele período foram registrados 15.084 casos de pessoas mortas ou feridas em acidentes.
Os números ainda são altos. Mas, para o ministro, operações de repressão como a Operação Lei Seca e ações de conscientização são as responsáveis pela redução do número de mortos no trânsito.
“Sem dúvida alguma os resultados alcançados pelo estado do Rio de Janeiro, que é um dos mais exitosos do país, são frutos desse investimento, seja por meio da conscientização seja pelo medo de ser punido, caso dirija sobre o efeito de álcool – avaliou Baldy”.
Presente durante a ação no Aterro do Flamengo, o presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacoob, ressaltou a importância do investimento em ações educativas:
“Ações como essas que estamos realizando em parceria com a Operação Lei Seca, são os grandes motivos que levam a esses números. Entendemos que educar é a solução, mostrar ao motorista, ao ciclista e ao pedestre o quanto é importante seguir as regras de trânsito, para a segurança de todos”, disse.
O Detran-RJ programou blitzes e ações educativas até o dia 26 de setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito. A campanha também alerta para importância do uso do cinto de segurança, os perigos da ingestão de álcool antes de dirigir e os riscos do uso do celular enquanto dirige.