O prefeito Eduardo Paes anunciou que o Rio de Janeiro voltou a atingir uma situação de equilíbrio fiscal. E ressaltou que o PIB municipal já registra um aumento de 5%, superando as projeções para todo o ano de 2021. As declarações foram feitas nesta sexta-feira, durante reunião do Conselho da Cidade. Lançado em maio, em fórum tem por objetivo definir as prioridades de ações do Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos.
Paes também ressaltou que uma das metas do Planejamento Estratégico da prefeitura é recolocar o Rio na lista das capitais do país com o menor índice de desemprego. O prefeito comemorou, ainda, a aprovação do programa Reviver Centro, que prevê a transformação no uso de imóveis do Centro da Cidade, como a conversão de prédios comerciais para uso residencial ou misto. E atrelou os bons resultados alcançados à campanha de vacinação contra a covid-19.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre as promessas do prefeito Eduardo Paes de alta do PIB e recuperação dos empregos, com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
As declarações de Paes foram feitas ao final da segunda reunião do ano do Conselho da Cidade para construir o Plano Estratégico, com metas e prioridades da cidade até 2024. O encontro, realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, foi aberto pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, e debateu as sugestões recebidas da população por meio de enquete na plataforma “Participa.Rio/Retomada”. Ao todo, 237 conselheiros participaram: 67 presencialmente e outros 170 de forma remota. Mais de 20 mil moradores da cidade elencaram o que consideraram ser mais urgente e importante para o município. O processo colaborativo contou também com a participação de mais de 13 mil crianças e adolescentes de escolas públicas.
Em seu pronunciamento, o prefeito anunciou que o Rio atingiu o equilíbrio fiscal e que os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação já indicaram uma alta do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, que pode chegar a 5%.
- Hoje, podemos dizer que pagamos todas as nossas despesas. Vamos produzir superávit neste ano, independentemente de recursos extraordinários que venham. E vamos garantir esse superávit nos quatro anos seguintes, tentando assegurar um nível de investimento por parte do município parecido com aquele que tivemos no nosso primeiro mandato. Na ocasião, o Rio foi o ente da federação que mais investiu - declarou Paes para, em seguida, exaltar a aprovação do Projeto Reviver Centro, que busca revitalizar a área central da cidade, pela Câmara dos Vereadores e o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Rio.
O Conselho da Cidade é um espaço de reflexão sobre desafios do município e reúne personalidades cariocas que contribuem com sua expertise pessoal e profissional para a elaboração do planejamento estratégico, assim como para sua execução nos próximos quatro anos. Essas frentes de debate ocorrem em torno de seis grandes eixos transversais: Cooperação e Paz; Igualdade e Equidade; Longevidade, bem-estar e território conectado; Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação; Mudanças Climáticas; e Resiliência e Governança.
- O grau de interação (dos conselheiros) foi incrível. Quero agradecer a todos. Temos muito trabalho pela frente nessas duas semanas, que são decisivas. Vamos nos debruçar. Temos um prazo legal para entregar o Planejamento Estratégico, que não pode ser inatingível. Ele precisa ser muito executável, com pé na realidade - afirmou o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.
Entre os integrantes do conselho estão Rodrigo Pimentel, ex-integrante do Bope e autor do livro A Elite da Tropa, base para a franquia Tropa de Elite; a atriz Suzana Pires; o médico Gilberto Ururahy; Fabio Szwarcwald, diretor executivo do MAM; o medalhista olímpico Lars Grael; a presidente do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco; a médica e a pesquisadora Margareth Dalcolmo.
Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o desenvolvimento e implantação do Plano Estratégico 2013-2016, o conselho foi inicialmente composto por 150 cidadãos cariocas, por naturalidade ou opção, com alguma atuação de destaque no município. Para o desenvolvimento da Visão Rio 500, em 2013, o Conselho da Cidade foi expandido para aproximadamente 300 integrantes