TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ministro da Justiça diz que Arquivo Nacional é seguro

Além disso Torquato Jardim anunciou mais verbas para manutenção do prédio

Por Claudio Rangel em 25/09/2018 às 18:10:08

Ministro Torquato Jardim garante que Arquivo Nacional é seguro. Foto: Claudio Rangel

Apesar das denúncias de servidores quanto à fragilidade da segurança do Arquivo Nacional, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse em visita na manhã desta terça-feira (25) que o prédio centenário que abriga documentos raros é seguro e não sofre riscos de incêndios. Ele anunciou que até o final do ano serão liberados cerca de R$ 7 milhões para as obras de sua manutenção.

O ministro desmentiu a nota da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN). A Associação havia divulgado nota de alerta quanto à manutenção do prédio. A nota chegou a relatar que o Arquivo Nacional seria o próximo prédio público a sofrer algum tipo de incidente. “Durante o carnaval de 2017, a equipe de Engenharia do Arquivo Nacional detectou a falência do sistema de hidrantes do ‘Bloco F’ – que abriga quase toda a documentação da instituição – apontando elevadíssimo grau de risco que pessoas e acervos estão expostos”, diz a nota.

Acompanhado pela diretora do Arquivo Nacional, Carolina Chaves Azevedo, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, Torquato Jardim vistoriou as instalações por quase duas horas. Ele foi até o Prédio F, onde fica 90% do acervo. Lá está a sala cofre com capacidade para 1,1 petabytes de informação. E concluiu: “Não há risco algum de incêndio ou sinistro neste prédio”.

Desde 2016

O Arquivo Nacional está a pleno vapor. Este ano foram 7 milhões de acessos e 56 mil usuários atendidos. Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Robadey, disse que a segurança do prédio está 200 vezes à frente do Museu Nacional.

Apesar disso, ainda falta concluir medidas para tornar o Arquivo Nacional ainda mais seguro contra incêndios. Em 2016, o Corpo de Bombeiros emitiu laudo de exigências com a necessidade de ajustes no conjunto de edificações. O prazo para o cumprimento das normas termina em 2019. Alguns itens não foram cumpridos, como a construção de uma escada externa. O coronel Robadey justificou. “As ações em um prédio centenário não podem ser feitas rapidamente. Mas quero parabenizar a equipe de segurança pela conservação deste prédio. É muito bonito e está bem conservado. É um local que não nos traz grandes preocupações”, disse.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.