Nos próximos dias 14 e 15 de agosto, o grupo teatral "Pirei na Cenna" vai celebrar seus 24 anos de trajetória. Para comemorar a data, a trupe promoverá a mostra “Pirei na Cenna: trajetória de uma luta”. O evento tem o apoio do Teatro Popular Oscar Niemeyer e começa a partir das 14h.
Criado em agosto de 1997, por meio de oficinas do CTO - Centro de Teatro do Oprimido para pacientes do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, cidade fluminense, o Pirei na Cenna se consolidou como grupo de Teatro do Oprimido, viajando o Brasil e o exterior com espetáculos que discutem questões pertinentes ao universo da loucura.
Dentre as atrações da Mostra está “Doidinho para Trabalhar”, peça de Teatro-Fórum mais recente do grupo, além de uma oficina introdutória de Teatro do Oprimido com 15 vagas gratuitas. Além disso, o evento ainda contará com obras artísticas de Rafael Mattos, artista e paciente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.
Na ocasião, o grupo de Teatro do Oprimido Cor do Brasil também apresentará seu espetáculo “Suspeito” e as mulheres da OCA (Ocupação Cultural e Artística do Viradouro) participarão com uma intervenção artística.
Todas as ações acontecerão por meio do projeto Teatro das Oprimidas do CTO, com o patrocínio da Petrobrás e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria das Culturas e Fundação de Arte de Niterói.
A mostra finaliza com o lançamento do documentário “Trajetória de uma luta”, que conta a história do grupo teatral. Todas as atividades serão gratuitas e seguirão as normas de segurança recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) com distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e todo suporte da equipe do Teatro Popular.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, S/N°, no Centro de Niterói. A seguir, confira a programação dos dois dias de evento:
14 de Agosto - 14h às 19h
14h/15h - Exposição Rafael Mattos
15h/16h - Apresentação da peça “Doidinho para Trabalhar” – Pirei na Cenna
16h30 - Intervalo
17h - Intervenção Artística OCA
18h - Apresentação da peça “Suspeito” - Cor do Brasil
19h – Encerramento
?15 de Agosto - 15h às 18h
15h - Exposição Rafael Mattos
16h - Mesa Saúde Mental
17h - Intervalo
17h30 - Lançamento do documentário “Trajetória de uma luta” nas redes sociais do CTO