TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Mestres do samba se encontram no Rival nesta sexta (05)

'Dobrando a Carioca' reúne Zé Renato, Moacyr Luz, Jards Macalé e Guinga

Por Viviane Bôscoli em 01/10/2018 às 11:27:57

Foto: Divulgação

O encontro de quatro fenômenos da música brasileira irá acontecer nesta semana, dia 05 de outubro, às 19h30, no Teatro Rival Petrobras. O quarteto formado por Zé Renato, Moacyr Luz, Jards Macalé e Guinga tocará canções do CD e DVD que surgiu há 19 anos na mesa do famoso Bar Luiz, no Centro do Rio.

No espetáculo os quatros artistas alternam canções autorais e clássicos como, “Um a Zero” (Pixinguinha/Benedito Lacerda/Nelson Angelo), “A saudade mata a gente” (Antônio Almeida/João de Barro), “Acertei no Milhar” (Wilson Batista/Geraldo Pereira) e “Nega Dina” (Zé Keti). Enquanto Moacyr, Zé Renato e Jards Macalé cantam, tocam violão e percussão, Guinga encanta o público com sua interpretação no violão.

“Meu circuito musical girava em torno de alguns nomes que repetiam a minha curva de admiração. Na primeira reta, Guinga, que eu conheci em 1973. Eu tocando dois acordes num violão de estudante enquanto ele, sob olhares perplexos, inventava dissonâncias até hoje únicas e misteriosas. Depois, chegou, cascudo e nascido no maciço da Tijuca, endereço autobiográfico, a irreverência de Jards Macalé. Macal, para os desconhecidos, é pra mim uma das vozes masculinas de maior expressão do sotaque carioca. Sopra um vento na palavra cantada que não canso de aplaudir. Eu ria sozinho pensando na possibilidade de juntar dois eixos da cidade: Jards, da Zona Sul; Guinga, de Quintino”, conta Moacyr Luz.

Moacyr lembra muito bem como surgiu o nome “Dobrando a Carioca” para o quarteto que segundo ele, nasceu com um pedido de informação. “Sentamos numa das mesas do centenário Bar Luiz pra tocar ideias. Hélio de Souza, membro da equipe do teatro, sugeriu chamar esse encontro de “Os Violões”. Na conversa havia um jornalista registrando os risos e os rabiscos de um roteiro em construção. Distraído, nos perguntou em qual direção estava o João Caetano. Alguém apontou: Dobrando a Carioca…”

E após 19 anos daquele encontro em outubro de 1999, esse grande espetáculo que foi gravado em DVD no Teatro Ginástico, poderá ser assistido no Teatro Rival Petrobras que fica na Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia. Única apresentação, dia 05 de outubro (sexta-feira), às 19h30. Venda antecipada pela Eventim – http://bit.ly/Ingressos2z0P23j. Mais informações pelo telefone: (21) 2240-9796.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.