O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, reagiu nesta quarta-feira (8) aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro durante os atos em 7 de setembro, tanto em Brasília quanto em São Paulo, e alertou que “ninguém fechará a corte”.
Fux criticou as ofensas a honra proferida aos ministros. Também condenou o ato de incentivar o povo a adotar condutas antidemocráticas. Ele se pronunciou durante a abertura dos trabalhos da corte.
O presidente da corte também conclamou aos lideres do pais para se dedicarem aos problemas reais da nação, como a pandemia, o desemprego, a crise hídrica, a inflação
“Ninguém fechará essa corte. Nos a manteremos de pé. O STF não se cansara de pregar fidelidade á constituição”, disse.
Durante os pronunciamentos de Bolsonaro nos atos de ontem, ele ameaçou deixar de cumprir as deliberações da Justiça. Fux disse que este tipo de atitude será punido:
“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, pontuou.
Ouça no podcast Eu, Rio! Parte do discurso do ministro Luiz Fux sobre os ataques ao STF feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.