TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fux diz que ninguém fechará a corte em primeiro discurso após ataques de Bolsonaro

O ministro disse ainda que presidente que descumpre deliberações judiciais comete crime de responsabilidade

Por Portal Eu, Rio! em 08/09/2021 às 16:02:23

Presidente do STF pede aos líderes do país que se reocupem com os problemas reais da nação Foto: Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, reagiu nesta quarta-feira (8) aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro durante os atos em 7 de setembro, tanto em Brasília quanto em São Paulo, e alertou que “ninguém fechará a corte”.

Fux criticou as ofensas a honra proferida aos ministros. Também condenou o ato de incentivar o povo a adotar condutas antidemocráticas. Ele se pronunciou durante a abertura dos trabalhos da corte.

O presidente da corte também conclamou aos lideres do pais para se dedicarem aos problemas reais da nação, como a pandemia, o desemprego, a crise hídrica, a inflação

“Ninguém fechará essa corte. Nos a manteremos de pé. O STF não se cansara de pregar fidelidade á constituição”, disse.

Durante os pronunciamentos de Bolsonaro nos atos de ontem, ele ameaçou deixar de cumprir as deliberações da Justiça. Fux disse que este tipo de atitude será punido:

“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, pontuou.


Ouça no podcast Eu, Rio! Parte do discurso do ministro Luiz Fux sobre os ataques ao STF feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.