O curso de medicina é muito almejado e sonhado por diversas pessoas, por conta da valorização dentro do mercado de trabalho e também pela infinidade de possibilidades sobre áreas de trabalho, para aqueles que a escolhem como profissão.
Uma das especialidades é a pediatria, carreira super valorizada e com grande demanda de profissionais tanto nas capitais como nas regiões interioranas. A procura por profissionais dessa área é tão alta que dificilmente faltará emprego.
A primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de escolher a pediatria, é procurar uma boa instituição de ensino em medicina. Isso conta muito na hora de se formar, porque quando a faculdade é confiável, conhecida e renomada, com bons resultados e um sistema de ensino consolidado, as chances de se conseguir uma boa carreira são muito maiores.
Após se formar em medicina será possível trabalhar como médico generalista e, aí sim, decidir se você realmente quer ser um pediatra. Depois dos seis anos da graduação, é possível se tornar um pediatra através de duas maneiras: a residência ou a realização de uma prova de título de especialista. Caso você escolha a residência, ela tem duração de três anos e, para cursá-la, o médico recebe um benefício no valor de R$ 3.330,43. Já a prova de títulos só pode ser feita após a obtenção de determinada experiência na área médica.
A área da pediatria é uma especialidade do campo da medicina focada no cuidado da saúde de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Sua atuação abrange os campos da pesquisa, prevenção e cura. Outra função desse profissional é orientar as famílias quanto à alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes.
Um bom curso de pediatria dura em torno de 2 a 3 anos. Entre as principais disciplinas abordadas estão anatomia, biologia, exames e análises clínicas, farmacologia básica, fisiologia, patologia infantil, pedagogia, psicologia infantil básica e química básica. Escolher uma instituição que ofereça cursos de qualidade certamente vai ser um diferencial na formação desse profissional.
Algumas especializações estão disponíveis dentro da pediatria: administração em saúde, cardiologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e imunologia pediátrica.
Depois de formados, os pediatras ainda podem aprimorar seus conhecimentos através de cursos de pediatria estratégicos, de forma online, para melhorar ainda mais sua formação.
É possível que o pediatra tenha seu próprio consultório ou clínica e que atue em hospitais e clínicas privadas e públicas. Ele pode também lecionar em universidades, exercer pesquisa em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou alternar entre essas atividades. No setor público, o pediatra atua em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização.
A carreira de medicina em geral é uma das mais promissoras, aparecendo em pesquisas como a mais bem remunerada e com menor taxa de desemprego do país. De acordo com o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), 97,07% de todos os médicos brasileiros estão trabalhando. A pediatria é uma das especialidades com o maior número de profissionais no Brasil, segundo o Censo de Especialidades Médicas, elaborado pelo Conselho Regional de Medicina.