A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) foi contemplada com o direito de usar o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A marca é concedida pela Rede Controle de Gestão Pública, um centro decisório interorganizacional, que tem o objetivo de aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Ao aderir ao PNPC, a EMOP, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras, também se coloca como um agente promotor da integridade e da ética, de aderência às boas práticas e combate à fraude e à corrupção.
Segundo o diretor-presidente da EMOP, André Braga, o selo representa o reconhecimento e o incentivo pelas novas diretrizes administrativas que estão sendo executadas na empresa.
- Um dos nossos objetivos é fortalecer ao máximo as normas de compliance e os valores éticos de governança e transparência, conforme determinação do governador Cláudio Castro. Entre as novas medidas, já estamos preparando o planejamento estratégico e o fluxograma da empresa - anunciou o presidente.
O direito ao uso da marca foi concedido à EMOP como participante, após responder por meio da Coordenadoria Jurídica e de Compliance, um questionário de avaliação, onde também se compromete no âmbito da empresa e da sociedade na implementação de boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência das ações.
Ao conceder o uso da marca, a Rede Controle de Gestão Pública tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõem a conhecer e melhorar seus padrões.
De acordo com os termos de uso do selo, o controle das organizações será feito pela sociedade e pelos órgãos de controle. As atualizações semanais poderão ser consultadas no site da Secretaria Executiva da Rede de Controle no endereço https://www.rededecontrole.gov.br/verifique-adesao-pnpc/.
A lista de instituições participantes do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção poderá ser acessada no mesmo endereço eletrônico.