Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Planos que deram certo

Ex-morador da Cidade de Deus tenta bicampeonato de concurso de tatoos nos EUA

Bruno Freitas, 41 anos, vai participar no próximo dia 24 de outubro da Convenção da Flórida


Fotos da matéria: Bernardo Nogueira

O tatuador Bruno Freitas, ex-morador da Cidade de Deus, comunidade carente da Zona Oeste do Rio, foi tentar ganhar a vida na terra do Tio Sam em 2015 e não voltou mais ao Brasil. O plano deu tão certo, que hoje ele tem a própria marca, a “Black Kimono Tattoo”, fez fama e comanda um dos mais conceituados estúdios de tatuagem da Flórida, nos EUA

- Foi difícil demais chegar até aqui. A vida nos Estados Unidos não é fácil como as pessoas veem no youtube. A cultura é muito diferente, fora a saudade do Brasil, da família, dos amigos. Vim com pouca grana, que acabou rápido, sem um trabalho certo, sem falar uma palavra sequer em inglês. Eu ganhava 50 dólares por semana, quando a média aqui é de 100 dólares por dia. Por muito pouco não passei fome e fiquei dormindo semanas no chão da casa de uma conhecida, até conseguir grana para alugar um quartinho para morar, que de imediato transformei em estúdio – lembra Bruno.


Seis anos após chegar aos EUA, o sonho americano se tornou realidade e a fila de espera para tatuar com Bruno pode demorar até 6 meses.

Mas o maior reconhecimento profissional aconteceu mesmo no mês de agosto de 2019, quando venceu a Convenção da Flórida, na categoria “Melhor Tatuagem Oriental”. Agora, em 2021, ele tentará o bicampeonato da competição, na mesma categoria.

- Disputam a convenção da Flórida tatuadores do mundo inteiro. Essa tatuagem é linda e remete à cultura japonesa. É um tigre e um dragão, predominantemente nas cores amarelo e marrom para fazer o tigre e cores mais frias para produzir o dragão. Estes dois animais simbolizam o yin e o yang dos tempos antigos e juntos formam o universo. Ela demorou aproximadamente 100 horas para ser concluída – explicou Bruno.


No Brasil, embora fosse um tatuador conhecido, Bruno garante que não se interessava por disputar concursos de tatuagem, mas revela que ganhar a Convenção da Flórida em 2019 teve um gostinho especial, justamente em razão das dificuldades enfrentadas.

- Nunca dei valor a este tipo de competição, porque tatuagem é isso, é um conceito muito objetivo. Eu posso fazer um dragão irado nas costas de uma pessoa, que demora meses, até um ano para ficar pronto, e alguém pode achar muito mais bonito uma palavra, ou uma tattoo que vou fazer rapidamente, sem pesquisa, sem muito esforço ou criatividade.

A tatuagem está entre as formas de arte mais antigas da humanidade. Por mais de cinco mil anos, culturas de todos os continentes colocaram tintas permanentes em seus corpos, como defesas místicas, símbolos de status, ritos de passagem ou simplesmente como decoração pessoal.


Tatoos tatuagem EUA Cidade de Deus Flórida

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!