O Movimento Baía Viva e pescadores fluminenses denunciam neste domingo (31) o navio Berge Nimba, a serviço da siderúrgica alemã TKSA/TERNIUM, como responsável pela poluição por óleo em três baías do Estado do Rio de Janeiro.
O navio segue para Itaguaí e fol flagrado pelos pescadores no sábado (30) na praia de Itacuruça, em Mangaratiba, RJ, despejando óleo na água.
A denúncia foi encaminhada para o Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) e para a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pede a realização urgente de vistorias no navio para identificar as fontes de poluição por óleo no mar e nas baías que provocam o “sacrifício ambiental” desses ecossistemas.
O pedido diz ainda que “as 3 baías do Rio de Janeiro são legalmente protegidas pelo Capítulo do Meio Ambiente da Constituição Estadual-RJ como Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e sua integridade como ecossistemas marinhos e costeiros tem salvaguarda assegurada pela Convenção Internacional do Direito do Mar do qual o Brasil é signatário”.