O Vasco anunciou seu treinador para 2022. Zé Ricardo, que passou pelo clube em 2018 com 22 vitórias e 15 derrotas, e 52% de aproveitamento era cogitado desde a semana passada. O presidente do clube da Colina Histórica, Jorge Salgado, deixou escapar em uma conversa gravada com um torcedor o interesse em Ricardo Gomes para a coordenação do futebol e Zé Ricardo, revelado pelo Flamengo, para técnico. Não houve acerto financeiro com Gomes, treinador do Vasco no último título de âmbito nacional, a Copa do Brasil de 2011. Zé Ricardo, contudo, obteve a liberação do Qatar SC e acertou com o time do Almirante.
Na primeira entrevista após o anúncio, Zé Ricardo procurou antes de mais nada passar confiança, citando a tradição do clube como um trunfo essencial:"O Vasco merece voltar para a elite".
Valorizado no clube pelo bom retrospecto contra o rival da Gávea, Zé Ricardo não teve uma boa passagem pelo esquadrão qatari, com três vitórias, quatro empates e oito derrotas, resultando em 35% de aproveitamento. Com longa trajetória nas divisões de base do Flamengo, Zé Ricardo tem como uma de suas características a atenção ao aproveitamento de jovens jogadores. Esse traço pode ter pesado na escolha, dada a renovação de elenco em curso no time da virada.
O Vasco da Gama liberou Andrey, depois de 17 anos no clube, e não renovou com Ernando e Walber. Artilheiro do Vasco na temporada, o argentino Germán Cano está negociando com o Cruzeiro, desperta interesse no Santos e dificilmente permanecerá em São Januário. Antes de ser afastado da direção de futebol, Alexandre Pássaro foi muito elogiado exatamente por firmar contratos curtos, o que facilita a saída sem ônus de reforços com desempenho questionado durante a temporada, como Marquinhos Gabriel, Zeca, Morato e Léo Jabá. Apelidado de Rommel da Colina, depois de superar o Flamengo na Copa do Brasil, Zé Ricardo volta do deserto tendo que fazer florescer uma terra arrasada no castigado gramado de São Januário.