Um dos principais pontos turísticos de Niterói, o Campo de São Bento, passa por um processo de revitalização. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informou que até novembro três lagos do parque estarão com a limpeza concluída. Um deles, onde ficam os patos, já se encontra limpo. Outra etapa prevista para tornar o local mais adequado para a população que frequenta o parque é a inclusão de nova iluminação, com a substituição por lâmpadas de LED, um banheiro familiar e novo paisagismo.
A secretária da Seconser, Dayse Monassa, enfatiza que os lagos somam dois milhões de litros de água, recebendo oxigenação constantemente, e que os peixes não são prejudicados com a limpeza, já que durante o trabalho são transferidos para os outros lagos.
Para este processo de limpeza, está sendo realizado o esvaziamento dos lagos, a retirada dos detritos que são transportados e, posteriormente, usados como adubo nos viveiros de mudas da cidade. Depois de esvaziado, é feita a limpeza do fundo do lago e das pedras. Os peixes são preservados e transferidos para os outros lagos com todo o cuidado necessário.
“A limpeza, que começou em julho, é realizada com a retirada e reposição da água, com reaproveitamento dos sedimentos para adubo e a utilização de sacos de areia, que são colocados no interior do lago para a retirada da água. Depois, os lagos voltam a receber a água e os peixes são recolocados”, explicou a secretária,
Dayse ressaltou que o projeto de revitalização também inclui a elaboração de um estudo de melhoria da filtragem da água dos lagos. Principal jardim público urbano de Niterói, o Campo de São Bento completou 110 anos em setembro e como parte das comemorações, passa pela revitalização.