Nesta quarta-feira (6), a partir das 18h30m, o grupo “Reisado Flor do Oriente” interpretará a Folia de Reis Magos, tradicional festa popular com desfile que começa da Rua 16 de Março, no Centro de Petrópolis, e continua até o palco da Praça da Liberdade. Esta é mais uma atração do Natal Imperial.
Reisado Flor do Oriente
O Reisado Flor do Oriente foi fundado em 1872 por Manoel Vicente de Moraes, na fazenda recreio, na cidade de Miracema/RJ, tendo sido por ela responsável até 1907.
Posteriormente, seu irmão, Marcos Vicente de Moraes, assumiu a responsabilidade de conduzir a bandeira da Folia até a sua morte, em 1930. Em seguida, outro irmão, Miguel Vicente de Moraes, que era o Contramestre da Folia, assumiu a bandeira e a conduziu até a sua morte, em 1969. Logo, seus filhos, Waldir Vicente de Moraes e Sebastião Vicente de Moraes, que à época ocupavam respectivamente as funções de Contramestre e Mestre-Palhaço, tomaram a responsabilidade.
Posteriormente, Waldir passou a faixa de Mestre Reiseiro para Sebastião e, juntos, deram continuidade à tradição da família. No ano de 2007, Sebastião faleceu no dia 20 de janeiro e Waldir, que era Contramestre e diretor responsável do grupo, decidiu então nomear Rogério Silva de Moraes, filho mais velho de Sebastião, como Mestre Orador do grupo. Dessa forma, a faixa de Mestre lhe foi passada no dia 27 de janeiro de 2007, na festa de arremate da Folia.
Rogério, com 38 anos de idade e de folia – pois nasceu dentro da Folia de Reis – levou firme a tradição centenária junto a seu tio Waldir, até que no dia 28 de agosto de 2012, o Contramestre Waldir também morreu.
Atualmente, o Reisado Flor do Oriente tem Rogério como Mestre Reiseiro e Leonor Sant’Anna de Moraes como diretora e responsável pelo grupo. A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente tem sua sede situada no bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, há 55 anos.
A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente está na quinta geração e é composta, em sua grande maioria, por parentes, que somam 40 componentes. Seu uniforme tradicional é na cor azul e branco.
HISTÓRIA
A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal, a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu, os três reis (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 06 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus.
A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia. A composição da organização da festa não muda. É formada pelo mestre, os três reis, os palhaços, o festeiro, o coro e o bandeleiro.
A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.