TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Inktober estimula ilustrações em ritmo diário

Movimento sugere produção diária de desenhos

Por Nilber Ferreira em 21/10/2018 às 17:12:05

Inktober visa a motivação de aprimorar e crescer artisticamente. Foto: Ilustrador Vinicius Galhardo

Um exército de artistas das canetas, lápis, pincéis, ou o que a imaginação mandar participam da Inktober edição 2018. Criado em 2009, pelo artista americano Jack Parker, estimula desenhistas dos mais variados estilos a desenvolverem suas artes e técnicas, para cada dia do mês de outubro produzir um material, publicando e compartilhando em suas redes sociais.

No ano de criação do movimento, Parker disse que participaria de um evento chamado inktober. Na verdade, ele lançava o projeto ali naquele momento. A ideia se espalhou e hoje está presente em todos os cantos do planeta e do universo, onde as pessoas interessadas em desenhar, sejam profissionais e amadoras produzem suas séries artísticas.

O inktober traz a motivação de aprimorar e crescer artisticamente, visa formar hábitos positivos, uma cultura de constante produção e interatividade, troca de experiências com um desfile de estilos compartilhados tornando as redes sociais galerias de exposições diárias livres e democráticas.

A ideia inicial do Inktober é a fabricação de desenhos com caneta ou lápis nanquim. Com o passar dos anos, uma diversidade de materiais foram inseridos nos trabalhos conforme o estilo de cada desenhista. O que não falta é criatividade na hora traduzir no papel a inspiração. O autor apresenta uma lista oficial com uma temática para os 31 dias do evento, mas fica a critério do artista qual lista usar ou criar a sua. Não há restrições.

Para participar, entre no site oficial:

Arte Brasileira na Inktober 2018



Alan Moore - por Mateus A.Silva


No Brasil conversamos com alguns artistas que já participam e marinheiros de primeira viagem. A universalidade e o formato simples, usando a internet, tornou o projeto um sucesso entre os artistas e simpatizantes dos traços múltiplos que se espalham na grande rede.

"Fui conhecer o evento há algum tempo quando entrei no meu curso de desenho. Não tinha ideia da magnitude dele até entrar nesse universo de artistas ...Tanto os iniciantes quanto os veteranos, todos participam e divulgam seus traços nas redes sociais, além disso conheci o trabalho de outros desenhistas", enumera Mateus A. Silva,22 anos, sobre o que proporciona a maratona de trabalhos e publicações.

Admirador de Alan Moore (escritor conhecido pelas obras literárias "V de vingança", " Batman - piada mortal", " Watchmen"), Mateus frisa que o encontro não é uma competição, corrida ou uma disputa sobre quem tem melhor performance. É o comprometimento em desenhar todos os dias de um mês, o que pela correria quase nunca é fácil. Esse é o segundo ano que o jovem desenhista participa utilizando técnicas de nanquim como base nos seus trabalhos.

Participando pela segunda vez da Apoteose de ilustrações Vinicius Galhardo, 28 anos, decidiu optar por temas que envolvem mitologia, cultura e folclore agregando valor para as raízes brasileiras. "Na primeira vez que participei utilizei o tema 'Dragões Baseados em Aves Brasileiras". Esse ano decidi fazer a temática 'Panteão Tupi-Guarani". Utilizo caneta nanquim, lápis de cor, guache, pincel com nanquim e nanquim aguado nos meus trabalhos", explica o paulista da Capital.

O designer e ilustrador recentemente engajou uma campanha no site de financiamento Catarse com uma história em quadrinhos, um romance adaptado da lenda tupi-guarani que conta como foi criada a planta Amazônica Vitória-Régia.

A estreante Aline Leite,21 anos, estudante do 4° ano de Arquitetura e desenhista acredita que é a inktober incentiva os artistas a manterem a frequência das postagens.

"Isso é fundamental para expandir o alcance do nosso trabalho. Além disso, desenhar e postar todos os dias estimula muito a criatividade e faz os participantes saírem da zona de conforto", explica a moradora de Atibaia.

A futura arquiteta mesclou em seguir alguns temas oficiais com seu próprio estilo por considerar importante se abrir novas nuances de temas focando mais no nanquim a caneta e tinta, usando em outros desenhos marcadores e técnicas de aquarela.

"Desenhar é a principal ferramenta de expressão do arquiteto e o nosso melhor traço colocado no papel ... Pretendo participar em outras edições. Senti melhora nos desenhos e alcance das minhas redes sociais", comenta Aline. A apaixonada por gatos retratou seu felino de nome Logan em um de seus desenhos.

Certamente, Jake Parker, que idealizou o movimento, em 2009, não imaginou esse crescimento. Quase uma década depois o conceito que fomentou para o mês de outubro reúne profissionais e amadores, produzindo diariamente muita arte, se transformou no point de quem curte ilustrar, desenhar ou apreciar os trabalhos. Teremos mais dez dias de Inktober temporada 2018. Aproveite as milhares de postagens nas redes sociais que vão bombar para nosso deleite visual.

Abaixo alguns links interessantes

https://www.instagram.com/inktoberbrasil/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/inktoberbr/





POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.