Cerca de de 150 toneladas de resíduos foram retirados em dois dias de serviços de limpeza e desassoreamento dos rios Salgado e Jacaré, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio. As ações foram iniciadas na segunda-feira (24) e são realizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As intervenções, um investimento de R$ 147 milhões com previsão de conclusão em até 32 meses, fazem parte do projeto Cidade Integrada, que vai levar ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança ambiental para comunidades do Rio de Janeiro, começando pelo Jacarezinho e pela Muzema.
- Queremos entregar dignidade aos moradores da região, permitir que se sintam confortáveis em suas casas e tenham condições sanitárias de qualidade. O Cidade Integrada representa um novo tempo e queremos que os cidadãos participem dessas ações, construindo um diálogo em conjunto para transformarmos a localidade - diz o governador Cláudio Castro.
Com máquinas no local, técnicos da Secretaria do Ambiente e do Inea começaram a limpeza e desassoreamento dos rios Salgado e Jacaré. Dois caminhões recolheram mais de 150 toneladas de entulhos, resíduos e materiais que obstruem o escoamento natural dos rios, o equivalente a oito caminhões. A ação vai evitar os transbordamentos e enchentes causados pelas fortes chuvas.
Numa segunda etapa de trabalho, que tem previsão de começar no segundo semestre deste ano, o Inea dará continuidade às intervenções na localidade. A nova etapa inclui a canalização do Rio Salgado, urbanização do entorno com a criação de espaços públicos de lazer, calçamento, implantação de ciclovias e pavimentação dos logradouros que margeiam o rio.
- O Programa Cidade Integrada chega para garantir qualidade de vida e segurança ambiental para a população. A Secretaria do Ambiente e o Inea vão atuar para que os moradores não sofram mais com o impacto das chuvas na região - destaca o secretário do Ambiente, Thiago Pampolha.