O Fluminense perdeu para o Bangu, pelo placar de 1x0, na primeira rodada do Campeonato Carioca 2022. A partida aconteceu nesta quinta-feira (27), no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Com nome de craque, Roberto Baggio anotou o gol da partida para o Alvirrubro. O jogo marcou as estreias dos jogadores contratados por Flu e Bangu, mas as do tricolor não foram bem. Felipe Melo participou negativamente do gol, Cristiano abusou dos cruzamentos e errou todos e Willian Bigode esteve apagado durante o confronto.
O centroavante Germán Cano entrou no segundo tempo e protagonizou um lance polêmico: no último lance do jogo, o atacante foi puxado dentro da área, mas o juiz Alex Stefano não marcou pênalti. Como só há árbitro de vídeo em clássicos e nas fases finais do Cariocão, a decisão foi mantida. Com o placar do último jogo da rodada de estreia, o Fluminense termina em 10° lugar, à frente apenas de Resende e Volta Redonda.
Primeiro tempo sem inspiração
Nos 45 minutos iniciais, o Fluminense mostrou pouca efetividade para cima do Bangu. A etapa não animou, com a primeira chance aos 8', depois que David Braz cobrou falta forte e Paulo Henrique agarrou. Aos 10', o goleiro do time da zona Oeste deu bobeira na saída de bola. Nathan conseguiu recuperar, parcialmente, porém o adversário se recuperou a tempo de um possível chute. Quatro minutos depois, o gol do Bangu: após roubada de bola, Daniel Dias tocou na área, Renatinho fez o corta-luz e o homônimo do italiano Baggio chutou no canto direito de Marcos Felipe.
O Tricolor das Laranjeiras não tinha criatividade para tramar lances de gol e em muitos momentos era lento nas ações ofensivas. Melhor, o Bangu, aos 26', quase ampliou o placar em cobrança de falta. Aos 33', o Fluminense roubou a bola no campo de ataque e Willian Bigode, de fora, chutou perto do gol. Nos minutos finais, em contra-ataque banguense, Carlos Eduardo avançou até o ataque, driblou Cristiano e tocou na área; Baggio quase fez o segundo, em grande defesa de Marcos Felipe. Na sequência, após cobrança de escanteio, Daniel Dias bateu cruzado e Marcos Felipe espalmou.
Etapa final de pressão tricolor
No segundo tempo, o Fluminense melhorou, com a entrada de Luiz Henrique. Aos 6', o atacante recebeu lançamento, tocou para trás e Nathan chutou no gol. A bola teve um leve desvio e passou perto da trave de Paulo Henrique. Aos 13', numa repetição do lance anterior, Nathan bateu de primeira por cima. No seguinte, aos 26', após escanteio afastado pelo goleiro do Bangu, Nathan chutou fatiado, por cima do gol. Três minutos depois, Fred gingou duas vezes dentro da área adversária e concluiu para fora, com desvio da zaga alvirrubra.
Aos 32', após bate-rebate na área, Yago Felipe pegou de primeira e chutou de trivela, mas a bola passou perto. O Bangu recuou e o Fluzão insistiu nas jogadas de gol. Na reta final, aos 41', Pineida cruzou para Fred, que deu um voleio e a bola foi por cima. Em seguida, Luiz Henrique arriscou de longe e a bola passou perto do canto direito. Aos 54', no último lance do jogo, Fred cobrou falta no canto de Paulo Henrique, que espalmou para longe. O lance, porém, foi polêmico, pois Cano havia sido puxado dentro da área e o árbitro não anotou pênalti para os anfitriões.
FICHA TÉCNICA
Fluminense x Bangu
Gol: Roberto Baggio (BAN 14/1T)
Cartão amarelo: Felipe Melo (FLU 21/1T) e Eduardo Brito (BAN 41/1T)
Data: 27/1/2022
Local: Estádio Luso-Brasileiro
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Auxiliares: Diogo Carvalho Silva e Fabiana Nobrega Pitta
Fluminense: Marcos Felipe; Nino, David Braz e Felipe Melo (Luiz Henrique 00/2T); Samuel Xavier (Pineida 19/2T), Cristiano (Caio Paulista 19/2T), André, Yago Felipe e Nathan (Martinelli 27/2T); Willian Bigode (Germán Cano 40/2T) e Fred. Técnico: Abel Braga.
Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Israel, Brito (Guilherme 24/2T) e Renatinho; Roberto Baggio, Denilson, Daniel Dias (Igor Miranda 24/2T) e Luis Araújo; Santarém (João Victor 43/2T) e Lucas Oliveira. Técnico: Felipe Loureiro.