O Museu Imperial de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, está representando o Brasil na I Conferência da Aliança de Museus do BRICS. O evento acontece de 24 a 27 de outubro no Museu Nacional da China que tem como objetivo abordar temas relevantes sobre a preservação e conservação de bens culturais
Brasileiros estão entre os convidados e palestrantes da Conferência. Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial, e o Presidente substituto do Ibram, Marcos Mantoan, fazem parte do grupo de profissionais engajados na construção de novos caminhos para a preservação do patrimônio cultural.
Os representantes brasileiros irão participar de reuniões para a construção de uma agenda coletiva para os museus da África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia. O destaque desses encontros envolve aspectos relativos à conferência, exposições, programas colaborativos no campo da conservação e preservação de bens culturais, programas de treinamento e intercâmbio e construção de uma página web para compartilhamento de informações entre museus dos países envolvidos.
O professor Maurício Ferreira apresentará a palestra “A função e missão do museu no contexto da globalização e da desglobalização” no Fórum Acadêmico da conferência, visando contribuir para os aspectos que envolvem a globalização atual. O tema promoverá uma comparação entre a globalização atual (mundialização, globalização e planetarização) com o movimento análogo ocorrido no século XIX e que deu origem à formação das modernas sociedades-estado. Com destaque para as viagens intercontinentais do século XIX, nas quais os viajantes cronistas exploradores produziram registros visuais do Brasil para o mundo.
Maurício abordará sobre importantes informações documentadas por vários artistas que visitaram e registraram a natureza e a paisagem antrópica dos países dos BRICS. Entre eles, o chinês Sunqua, o barão alemão naturalizado russo George Heinrich von Langsdorff, o francês Jacques Etienne Victor Arago, o inglês Augustus Earle, o suíço Abram-Louis Buvelot e o prussiano Eduard Hildebrandt, dentre outros, com base nas pinturas e litografias da Coleção Geyer.r.