Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Problema bucal

Afta: pequena úlcera que surge em pontos da boca

Lesões podem ser dolorosas e incomodar na hora de ingerir alimentos


Foto: Divulgação

A afta é uma pequena úlcera ou ferida branco-amarelada com contorno avermelhado não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca. Podem surgir aftas na língua, nas bochechas, nas margens dos lábios e até mesmo na garganta. “Essas lesões podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de ingerir alimentos” explica a Bruna Conde, cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal.

A afta é considerada a mais comum entre os problemas bucais, começa a se manisfestar já na infância, persite na fase adulta e acaba se tornando um pouco mais rara com o avançar da idade. Alguns de seus sintomas inclui ardor, coceira, vermelhidão e dor no local.

Bruna fala também que as aftas não são contagiosas e as causas para o seu surgimento podem ser diversas. Uma delas está relacionada com um sistema imunológico deficiente. “Fatores como estresse e ansiedade, alterações hormonais, alergia a alimentos, traumas fisícos causados por mordidas, alimentos pontiagudos, consumo em excesso de refrigerantes, medicações, problemas estomacais, problemas gastrointestinais, má higiene bucal, aparelhos dentários e o consumo de alimentos ácidos podem levar ao surgimento das aftas”, revela a profissional.


Bruna Conde, cirurgiã-dentista. Foto: Divulgação

A afta pode dificultar a ingestão de alimentos e até mesmo a fala. A especialista também ressalta que a maioria das aftas desaparecem por conta própria dentro de uma ou duas semanas. “Alguns tratamentos incluem manter uma boa higiene bucal, pomadas e medicamentos. Laserterapia pode ajudar na dor e na rápida cicatrização", complementa Bruna.

Segundo a cirurgiã-dentista, é de extrema importância evitar comer alimentos ácidos e condimentados enquanto a afta ainda não tiver desaparecido, como limão, kiwi, tomate e abacaxi, por exemplo, e manter uma boa higiene bucal diariamente. Porém, se a afta persistir por mais de duas semanas ou ter uma alteração muito nítida de tamanho, aparece com muita frequência ou leve a complicações como infecções por bactérias, é importante a ida em um profissional especialista para uma avaliação clínica.



Afta boca lesão úlcera alimentos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!