Moradores de Niterói têm se queixado de cobranças indevidas em suas contas de luz, que em alguns casos teria chegado a aumentar mais de 100%, como é caso da dona de casa Déia Lima Britto. Em uma publicação no Facebook ela alegou ter pago no mês último mês de abril 1069 reais e em maio pagou um pouco menos, mas ainda bem acima do que o normal. "Mês passado veio 800 reais, sendo que eu pagava 130 reais", diz ela que afirma ter acionado a Concessionária Enel Distribuição Rio na justiça.
Já no caso da gerente de finanças Bruna Mello, na mesma publicação ela revela ter ido na fornecedora de energia reclamar que a sua conta teria pulado de 170 para 430 reais e teve uma surpresa desagradável. "Foram fazer revisão e adivinha? Levei uma multa de 370 reais por que meu relógio estava com um gato", revelou revoltada.
O advogado Carlos Guimarães afirma que desde a mudança do medidor para a leitura por chip a sua conta aumentou consideravelmente. "Contudo, por falta de tempo e até mesmo, confesso por relaxamento, acabei deixando rolar. Claro, já fiz inúmeras reclamações, que não deram em nada", explicou.
Procurada pela reportagem, a Enel afirmou que não se trata de uma situação generalizada e que terá que avaliar o consumo de cada cliente. Vale lembrar que de acordo com a decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março deste ano, as tarifas cobradas pela Enel subiram para 21%. Em vigor desde o dia 15 daquele mês, medida determinou o reajuste médio para os consumidores atendidos em baixa tensão, os residenciais, por exemplo, seria de 21,46%. Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, a alta foi de 19,94%, em média. A Enel atende a 3,1 milhões de clientes em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.