O núcleo de lutas da Academia de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) ampliou o quadro de artes marciais na rotina de treinos dos policiais penais. Com isso, o Karatê passa a integrar as lutas oferecidas no no dojô da Coordenação de Instrução Especializada (CIESP), com aulas ministradas pelo mestre Elbem Ribeiro Filho, inúmeras vezes campeão estadual e campeão brasileiro.
"O karatê que estamos ministrando é voltado para o combate, com ênfase na preparação corporal, com socos, chutes, esquivas, bloqueios e combate corpo a corpo. Elementos essenciais para o dia a dia de um policial penal", explicou o mestre Elbem, que é faixa preta 5º Dan, é técnico de Kata e membro da comissão de avaliação de exames para faixas pretas da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ).
A intenção do núcleo de lutas da SEAP é aprimorar a defesa pessoal dos policiais penais, além de cuidar da manutenção do condicionamento físico dos servidores. Por conta disso, o local oferece treinamentos de artes marciais de vários estilos, alcançando, assim, maior aceitação do público alvo.
Os treinos de jiu-jitsu, luta livre, boxe, muay thai e karatê são realizados diariamente às 8h, às 9h e às 10h. Qualquer policial penal instrutor de artes marciais que tem interesse em ser voluntário deve contactar o coordenador Gabriel Alves, no Ciesp.