Levantamento da Loft, startup de compra e venda de apartamentos viabilizou um levantamento interno com dados de crescimento no mercado. Em um ano, tanto a oferta de imóveis quanto o número de bairros atendidos cresceram seis vezes na capital fluminense.
Somente no primeiro bimestre deste ano, o volume de transações cresceu 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa projeta triplicar o volume de transações este ano, na comparação com 2021. Algumas das apostas que já estão sendo postas em prática são a de trazer novos perfis de apartamentos para atrair mais clientes, além de estreitar o relacionamento com imobiliárias locais, apostando na participação delas na digitalização do mercado.
Centro - vendas dobraram em apenas um mês
Recentemente, a Loft expandiu a operação para duas novas regiões do Rio: Ilha do Governador, na zona norte, e região central. Além disso, aumentou a operação na zona oeste, nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá.
Juntos, os bairros da zona norte, como Tijuca e Méier, além do centro, já representam mais de 25% das vendas da empresa no Rio - apesar de a startup ter passado a atuar nesses locais recentemente. Além disso, essa região já reúne 30% do total de imóveis ofertados para venda na plataforma da empresa na capital. Na Tijuca, a empresa vem observando o crescimento do volume de transações mês a mês - o aumento foi de 150% somente entre janeiro e fevereiro.
Na região central, a Loft já opera em 11 bairros: Centro, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão e Saúde. Os números são expressivos: o volume de vendas dessa região dobrou em apenas um mês, entre janeiro e fevereiro de 2022, e o portfólio mais do que dobrou no mesmo período. Como um todo, a região central possui mais de 45 mil apartamentos - mais da metade dos domicílios da região.
"Além de ser uma área emblemática da cidade, a região central é representativa no mercado imobiliário do Rio - representa uma fatia de 5,5% de todas as transações de compra e venda da cidade, com destaque para o centro, que, sozinho, representa 2,4% das transações realizadas em 2021", diz Maria Oldham, VP e Gerente Geral de Marketplace da Loft. "Para nós, foi uma aposta certeira, já que essa é uma região que vem demonstrando bastante liquidez. Cerca de 40% dos clientes com intenção de compra, ou seja, que visitaram imóveis, fecharam negócio".
Novas áreas, novos perfis
Com a expansão para novas áreas, abriu-se o leque para novos perfis de imóveis buscados pelos clientes - o que vem se revertendo em novos negócios. Um exemplo: se, em Copacabana, entre os apartamentos mais buscados estão os menores, de quarto e sala, por outro lado, nas regiões mais novas, hoje, há um perfil mais familiar na busca pelo lar ideal - apartamentos maiores, de dois ou três quartos, com vaga de garagem.