Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

De graça

Palhaços fazem apresentações gratuitas para crianças no Rio

Shows serão realizados hoje e nos dias 12, 18 e 24 deste mês


Show é a união do “excêntrico” Palhaço Gracinha com o “cara de pau” Churumello. Foto: Divulgação

As arenas cariocas Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, Abelardo Barbosa, em Pedra de Guaratiba, Lona Cultural Municipal Elza Osborne, em Campo Grande, e Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, recebem nos dias 6, 12, 18 e 24 de maio, respectivamente, a apresentação gratuita de palhaços, oficinas e cortejo circenses Gramellôs – O Show.

A iniciativa é da prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Programa de Fomento à Cultura Carioca (Foca). O projeto é uma realização do Circo do Rio Produções Artísticas.

Gramellôs

O Show é a união do “excêntrico” Palhaço Gracinha com o “cara de pau” Churumello. Com dramaturgia no formato de cabaré circense, o espetáculo inclui números de habilidades, musicais, magia cômica e dança, com os dois palhaços mostrando suas particularidades numa disputa pelo melhor show do mundo.

O projeto prevê também a realização de oficinas de circo nas modalidades de malabares e mágica cômica, além de um cortejo circense com a bandinha da Churumello Circus pelos quatro espaços culturais. Os ingressos devem ser retirados meia hora antes dos eventos. A classificação é livre para todas as idades.

A encenação de Gramellôs - O Show foi construída com base em conceitos de Jaques Lecoq e o Teatro Físico, e “abrasileirada” com a malandragem do carioca suburbano, de acordo com informação dos organizadores. O humor usado pelos palhaços Gracinha e Churumello é físico e verbalizado. Nele, a fala potencializa o gesto e legitima a malandragem de um palhaço querer sempre passar a perna, isto é, ludibriar o outro.

O figurino segue o conceito clássico dos mágicos de palco dos circos tradicionais, com pitadas e características da palhaçaria moderna, que visa a evidenciar os fracassos dos grandes excêntricos. Já o cenário é feito em uma cortina simples, na mesma paleta de cores dos figurinos, com objetos cênicos de magia cômica que vão surgindo de surpresa durante o espetáculo.

Inicialmente, a música é tocada por uma banda formada por três músicos e os dois palhaços. Durante as apresentações, o ritmo acelerado conduz os erros e acertos do show.

História

Dois shows circenses chegam à cidade ao mesmo tempo, marcados para o mesmo horário, no mesmo circo local. Os melhores palhaços do mundo descobrem que têm que dividir o picadeiro. O duelo está formado. Quem será o melhor? Os palhaços apresentam seus números desafiadores e descobrem que podem estragar o show do colega.

As crianças funcionam como jurados. São elas que decidirão quem sairá do picadeiro com o prêmio de melhor espetáculo. A busca pela perfeição mostra ao público como o ser humano é tolo quando quer “vencer na vida”. A humanidade e o desafio deixam em evidência quão bonito é ser quem se é e aceitar-se humano e frágil. No final, todo mundo está junto. A direção do espetáculo é de Daniel Poittevin.

Renato Garcia é o criador do Palhaço Gracinha. Atuando no cenário cultural desde 2010, como ator, palhaço e produtor cultural, já participou de mais de 20 peças teatrais em circuitos nacionais e internacionais. Foi professor de Teatro da ONG Ecoa – Teatro Social de 2012 a 2014. É professor de artes e teatro para alunos do maternal ao quinto ano no Colégio GAU e de circo-teatro na Escola Municipal Mário Kroeff. Atualmente, coordena o projeto Gema da Alegria, de palhaços hospitalares, onde é diretor artístico. Também atua como palhaço em hospitais para crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais.

Tiago Carva é o criador do Palhaço Churumello. Microempreendedor, é formado em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e em palhaçaria pela Escola Livre de Palhaço (Eslipa). Fundou, em 2013, a Churumello Circus, empresa que oferece serviços circenses, oficinas, shows, palestras para eventos, festas e escolas, com o objetivo principal de multiplicação da linguagem circense. É também fundador da Carva Estúdio, empresa do ramo de design, líder em criação de projetos de artes visuais na área circense do Rio.


Agência Brasil

Rio de Janeiro palhaços arenas apresentações gratuitas crianças

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!