O Fluminense venceu um jogão de oito gols contra o Atlético Mineiro pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Cano, duas vezes, Jhon Arias, Samuel Xavier e Luiz Henrique marcaram para o Tricolor no jogo desta quarta-feira (08), às 21h30 no Maracanã. Os gols da equipe mineira foram marcados por Hulk, Jair e Eduardo Sasha. Com o resultado, o Flu sai da décima terceira para a sétima colocação, enquanto o clube mineiro estaciona em quarto e perde a chance de virar líder momentâneo do campeonato. Pode ver o Palmeiras, que recebe o Botafogo, no Allianz Parque, nesta quinta-feira, às 19h, ocupar esse lugar.
Pressionado pelas últimas atuações e por já estar vendido ao Bétis, da Espanha, o atacante Luiz Henrique botou a pressão literalmente no bolso e foi o dono do jogo, ao lado de André. Em entrevista após o apito final, ele citou a ajuda do técnico Fernando Diniz e do elenco para se manter focado, antes de sair ovacionado do gramado do Maracanã.
O jogo
Embora o céu do Rio de Janeiro estivesse nublado, não havia um pingo d'água no céu do Maracanã. Mas choveu em campo. Tanto Fluminense quanto Atlético Mineiro se ofereceram para jogar em busca do gol, desde o primeiro minuto, o que se viu já aos 3', num chute de Germán Cano para defesa de Everson. O centroavante ainda apareceria duas vezes, mas antes Jhon Arias marcou um golaço em toque de primeira do jovem ponta Luiz Henrique.
Hulk até tentou, numa boa jogada do lateral Rubens, com direito a bola por baixo das pernas de Samuel Xavier, mas a redonda foi para fora. Germán Cano, que nada tinha a ver com isso, apenas escorou de barriga para ampliar o placar. Tudo parecia caminhar tranquilamente, mas o goleiro Fábio, aos 34', errou na troca de passes e deu a bola de presente para Jair, que cruzou para Hulk diminuir de cabeça.
Do lado do Flu, Luiz Henrique estava inspirado e achou a cabeça de Samuel Xavier, que estufou as redes atleticanas e ampliou: aos 37', 3x1. Entre o final do primeiro tempo e o começo do segundo, o Galo conseguiu empatar o jogo em dois lances envolvendo novamente o volante Jair. Primeiro, num chute de primeira, que tocou a trave antes de entrar, no último lance do primeiro tempo. Depois, aos 8' da segunda etapa, em roubada de bola fruto de desatenção na zaga tricolor que resultou em cruzamento certeiro para a cabeça de Eduardo Sasha.
Até que Germán Cano anotou outro golaço, ao chutar forte, no alto, após o cruzamento de Cris Silva. E ainda deu tempo de Luiz Henrique receber belo passe de André, em profundidade, para marcar o quinto e selar o placar final. Enxurrada de gols e emoção no Mário Filho.
Ficha técnica
Fluminense 5x3 Atlético Mineiro
Horário: 21h30
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã)
Público: 16.143 presentes
Renda: R$ 397.080,00
Gols: Jhon Arias (FLU 18/1T), Germán Cano (FLU 28/1T e 13/2T), Hulk (CAM 34/1T), Samuel Xavier (FLU 37/1T), Jair (CAM 47/1T), Sasha (CAM 08/2T) e Luiz Henrique (FLU 17/2T)
Cartões amarelos: Nathan Silva (CAM 41/1T), André (FLU 01/2T), Rubens (CAM 03/2T), Ganso (FLU 25/2T), Allan (CAM 37/2T) e Fábio (FLU 43/2T)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
Quarto árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, David Braz e Cris Silva; Wellington (Felipe Melo 15/2T), André e Ganso (Yago Felipe 30/2T); Luiz Henrique (Caio Paulista 43/2T), Jhon Arias (Luccas Claro 44/2T) e Germán Cano (Willian Bigode 42/2T). Técnico: Fernando Diniz.
Atlético Mineiro: Everson; Mariano, Nathan Silva (Réver 37/2T), Júnior Alonso e Rubens; Allan, Jair (Otávio 37/2T), Nacho Fernández (Fábio Gomes 37/2T) e Ademir (Sávio 21/2T). Eduardo Sasha (Keno 21/2T) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.