A cidade do Rio de Janeiro está em estágio de alerta desde o final da noite deste domingo (25/11) devido a um forte temporal. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a cidade entrou em Estágio de Atenção, às 23h40 deste domingo, devido às áreas de instabilidade que pairaram sobre o município. A chuva causou alagamentos e deslizamentos em diversos bairros das Zonas Sul, Oeste e Centro.
Na Zona Oeste, os bairros de Jacarepaguá, Rio das Pedras e Tanque registraram o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Os moradores dessas localidades informaram, através das redes sociais, que casas e lojas foram inundadas por água e lama.
Na Zona Sul, a Avenida Borges de Medeiros ficou alagada no sentido Jardim de Alah. Nos Bairros de Botafogo, Catete e Humaitá, as ruas ficaram inundadas, causando transtornos para quem ia para o trabalho na manhã de hoje.
O Secretário Paulo Messina afirmou, nessa manhã, no Centro de Operações que, às 23h40, ocorreu um início de chuvas muito forte, principalmente na região de Jacarepaguá, Tanque, Praça Seca e Santa Cruz. Os órgãos da Prefeitura reagiram de forma imediata e, por volta das 3h, a cidade estava sem bolsões e com a situação sob controle. No início da manhã, às 5h, uma chuva intensa localizada na Zona Sul, combinada com o nível da água da Lagoa, fez uma maré cheia que alagou toda a região. A Prefeitura está trabalhando com 10 equipes com mais de 1000 servidores, sendo 200 guardas municipais, 200 agentes da Cet-Rio, 200 garis da Comlurb e 250 homens da área de conservação mobilizados em estágio de atenção até que a chuva passe.
As sirenes de alerta para riscos de deslizamentos foram acionadas em 8 comunidades, sendo três nas comunidades da região de Jacarepaguá, duas na Rocinha e duas na zona sul nas comunidades Mangueira/Babilônia e Cabritos.
Um jacaré foi visto andando na Av. Ayrton Senna, que une a Barra da Tijuca a Gardênia Azul.
A previsão é de tempo parcialmente nublado nesta tarde de segunda, com pancadas de chuva moderadas por toda a cidade. À noite, há possibilidade de chuva isolada, de moderada a forte.