O estado do Rio de Janeiro vem registrando crescimento na taxa de positividade dos testes de covid-19 e dos indicadores precoces, que são o número de atendimentos em UPAs e os pedidos de internação. No entanto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os resultados descartam cenário semelhante aos que precederam as ondas da pandemia.
De acordo com o quinto panorama de Covid-19, divulgado pela Secretaria, entre os dias 6 a 12 de junho os atendimentos a casos de síndrome gripal nas unidades de pronto atendimento da rede estadual aumentaram 16 por cento em relação à semana anterior. Entre 29 de maio e 5 de junho, a média diária foi de 489 atendimentos, sendo 256 pediátricos. Já entre os dias 6 e 12 de junho, a média diária ficou em 568 , dos quais 261 foram pediátricos.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o aumento de atendimentos em UPAs e pedidos de internação por síndrome gripal no Estado do Rio.
Diante do cenário, a Secretaria reforça o alerta para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal primário, ou seja, primeira e segunda doses, e aquelas que já estão em tempo de tomar as doses de reforço que procurem um posto de saúde o quanto antes para receber a imunização. A Secretaria ressalta que as vacinas são seguras e a forma mais eficaz para evitar casos graves e óbitos pela Covid-19.
Agência Brasil e Radioagência Nacional