O programa Favela com Dignidade atendeu, neste sábado (25), 1.150 pessoas no Parque Oswaldo Cruz, no Morro do Amorim, localizado no Complexo de Manguinhos. Essa é a segunda comunidade do complexo a ser atendida pelo programa da Prefeitura, executado pela Secretaria de Ação Comunitária. Os serviços foram prestados por 16 secretarias e órgãos públicos.
Recuperação de praça, limpeza, instalação de placas de sinalização, de quebra-molas, instalação de lâmpadas de LED e cobertura para pontos de ônibus foram alguns dos principais serviços solicitados pela comunidade. A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, ressaltou que o programa Favela com Dignidade veio para ampliar a voz das comunidades, através de seus líderes e de seus moradores.
– Uma política pública eficaz não se faz de cima para baixo. É o morador quem sabe quais são as suas reais necessidades. E a Prefeitura do Rio está mobilizada para atender, por meio da secretaria da Ação Comunitária, a população mais necessitada. Além do Favela com Dignidade, temos os projetos Recicla Comunidade, o Casa Carioca e o Turistando. São ações, em larga escala, que objetivam melhorar a qualidade de vida das favelas e comunidades cariocas – disse Marli Peçanha.
A secretaria de Saúde aplicou 155 doses de vacinas contra Covid-19 e Influenza. Os setores de saúde bucal, tabagismo, doença sexualmente transmissível (DST), acupuntura auricular, tuberculose e arboviroses atenderam cerca de 500 pessoas. A Secretaria de Assistência Social realizou cerca de 150 cadastros para atualização e recebimentos de programas sociais.
Para inscrição nas vagas disponibilizadas para empregos, a Secretaria de Trabalho e Renda inscreveu 82 pessoas. A secretaria da Juventude inscreveu 23 jovens em cursos de formação profissional da pasta (Papo de futuro e Fala Juventude).
Participaram da ação as secretarias de Políticas e Promoção a Mulher, Governo e Integridade Pública, Transportes, Esportes, Juventude, Assistência Social, Trabalho e Renda, Saúde, Habitação, Educação, Conservação, Pessoa com Deficiência, Saúde, Cidadania, além da CET-Rio e Defesa Civil.