Na semana em que o programa Reviver Centro completa um ano, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira (11), o lançamento do Crédito Imobiliário Reviver Centro. O programa cria uma carta de crédito especial para que servidores públicos municipais possam se habilitar à compra de imóveis no coração do Reviver. O município publicou edital de chamamento para empreendedores imobiliários interessados em investir na reconversão (retrofit) de imóveis ociosos do Centro em empreendimentos residenciais para atender à demanda da carta de crédito.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre as condições especiais do programa de financiamento de imóveis no Centro para servidores da Prefeitura do Rio.
“Eu sou um entusiasta dos projetos de retrofit e tenho certeza de que o crédito aos servidores da Prefeitura para empreendimentos com essas características no Centro vai colaborar para fazer da região um local que combina moradia, trabalho e lazer”, disse Marcos Saceanu, presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Rio de Janeiro (Ademi-RJ).
Ao menos 60% das unidades nos empreendimentos que aderirem ao programa serão priorizadas para os mais de 100 mil servidores municipais. A prefeitura fomentará a demanda pelos empreendimentos, disponibilizando ao servidor público, por meio do Previ-Rio, financiamento imobiliário com condições diferenciadas de mercado: taxas de juros mais baixas, taxa de administração zero, crédito de até 100% do valor do imóvel, além de maior agilidade no processo burocrático da documentação.
A área de abrangência onde poderá ser usada a carta de crédito fica no coração do Reviver Centro. O perímetro é delimitado pelas avenidas Rio Branco, Primeiro de Março, Beira Mar e Presidente Antônio Carlos e pelas ruas Visconde de Inhaúma, Santa Luzia e Senador Dantas. Projetos eventualmente já licenciados poderão aderir ao programa desde que estejam dentro do perímetro definido e sejam da modelagem de retrofit.
“Em apenas um ano, o Reviver Centro já provou ser um sucesso, com mais de 1,7 mil unidades licenciadas, lançadas e em licenciamento no Centro no período, um número maior que o total de 1,2 mil unidades lançadas nos últimos dez anos na região”, disse Cláudio Hermolin, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio).
Os números de licenciamentos em um ano no Centro comprovam o sucesso do Reviver Centro. Dos 21 pedidos de licenças vinculados às novas regras urbanísticas, 17 já foram concedidos, com 1.300 unidades residenciais, e outros quatro, com 471 unidades residenciais, encontram-se em análise. Ao todo, são 1.771 unidades, contra 1.208 unidades residenciais licenciadas no Centro nos últimos dez anos. Em relação às características dos empreendimentos, dos 21 pedidos, 16 são reconversões e cinco são construções novas, sendo 867 unidades de reconversões e 904 de novas construções.