TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Obesidade afeta pessoas que se curam de câncer

A cada aumento de 5 kg/m2 no índice de massa corpórea, a mortalidade aumenta de 15-20%.

Por Portal Eu, Rio! em 20/07/2022 às 07:00:00

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 41 milhões de pessoas acima de 18 anos com obesidade, correspondendo a 26% da população. Foto: Divulgação

Conforme a ciência já mostra, a obesidade está ligada a pelo menos 13 tipos de câncer, entre eles mama, rim, pâncreas, cólon, reto, etc. As pessoas com câncer que estão se tratando ou já terminaram o tratamento também devem se atentar ao aumento de peso, porque, segundo estudos científicos, a obesidade pode aumentar a chance de recidiva e do aparecimento de um segundo câncer, piorando o prognóstico, além de piorar a qualidade de vida. A cada aumento de 5 kg/m2 no índice de massa corpórea, a mortalidade aumenta de 15-20%.

É importante essa atenção, já que a obesidade pode surgir a partir do momento que a pessoa se cura do câncer. Segundo a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, o controle da obesidade, através do tratamento clínico ou cirúrgico e a mudança do estilo de vida, é fundamental em todas as fases da doença, incluindo a prevenção, o tratamento e após a cura.

“A maioria das evidências sobre maior probabilidade de ganhar peso em sobreviventes de câncer vem de pessoas que tiveram câncer de mama, pelo bloqueio hormonal, ou câncer cerebral e leucemias, quando ocorre irradiação do sistema nervoso central”, explica Andrea. Ela ainda reforça a importância de se entender a obesidade como doença crônica e dessa forma ser feito um tratamento adequado, multidisciplinar.

Apesar dos alertas com relação aos hábitos saudáveis e equilibrados na alimentação aliados à prática da atividade física, a obesidade também pode ocorrer por fatores genéticos e, em todos os casos, o tratamento e acompanhamento são necessários. A obesidade mundial quase triplicou desde 1975. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 41 milhões de pessoas acima de 18 anos com obesidade, correspondendo a 26% da população.

De acordo com estudo publicado pela World Obesity Federation em março de 2022, existe uma previsão de que 29,7% dos adultos terão obesidade no Brasil em 2030, o que corresponde a cerca de 47 milhões de brasileiros. Em 2019, um outro estudo apontou que excesso de peso e obesidade já eram a causa de 168 mil mortes por ano.

Sobre a ONG Obesidade Brasil

O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.

A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.