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Procon Carioca cobra da Light devolução a consumidores de impostos cobrados a mais

Distribuidora foi notificada por reter PIS e Cofins recolhido indevidamente, descumprindo lei em vigor

Por Portal Eu, Rio! em 20/07/2022 às 11:57:37

Light terá cinco dias para informar critérios de restituição dos impostos federais cobrados indevidamente aos 10 milhões de consumidores. Foto: Agência Câmara

O Procon Carioca notificou a empresa de energia Light sobre o descumprimento de lei aprovada pelo Congresso Nacional, que determina a devolução aos consumidores das tributações federais PIS e Cofins, cobradas a mais nas contas de luz.

Além de não ter restituído os valores dos tributos, o Procon afirma que a concessionária também não informou aos seus clientes como e quando será realizada a devolução.

A Ligth tem prazo de cinco dias para explicar o motivo de ainda não ter acatado a lei, em vigor desde junho, que determina a devolução de PIS e Cofins recolhidos a mais pelas distribuidoras eletricidade.

O órgão também aplicou medida cautelar para que o desconto na tarifa de energia elétrica seja concedido imediatamente. O Procon avalia como evidente o fato de que a não devolução dos valores está gerando vantagem excessiva para a concessionária e, consequentemente, o seu enriquecimento ilícito.

Além do município do Rio, a Light responde pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica em outros 30 municípios do estado, abrangendo um contingente de mais de 10 milhões de consumidores.
A reportagem pediu esclarecimentos à Light sobre o descumprimento na devolução de impostos, mas não houve resposta.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a demora da Light em restituir aos consumidores os valores cobrados a mais pelos tributos federais PIS e Cofins.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

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