A busca por um sorriso cada vez mais branco tem levado as pessoas à procura de soluções caseiras rápidas e baratas. E ao invés de surtirem o efeito esperado, podem ocasionar uma grande sensibilidade dentária, além de outros agravantes.
Para se submeter a um clareamento dental é muito importante conversar com o dentista antes de realizar o procedimento, para que se torne um método seguro e eficaz.
Se você quer clarear os dentes e melhorar o sorriso tem que levar em consideração a saúde bucal. É imprescindível não ter doença periodontal, nem cárie ou trinca no esmalte, ressalta Carolina Furtado, especialista em Prótese, da ACC Odontologia.
Segundo a dentista, a idade ideal para se fazer um clareamento dental é a partir dos 15 anos. Porque nessa época, os dentes já estão com maturidade estrutural o suficiente, para receberem o tratamento.
Os resultados de um processo clareador variam de uma pessoa para outra e de acordo com a técnica utilizada.
A principal vantagem do clareamento de dentes vitais feita em consultório dentário são os significativos resultados estéticos alcançados em poucas sessões e com curta duração de tempo, podendo ter o laser e a lâmpada de LED, como diferencial na técnica de clareamento fotoativado. Tudo isso com a supervisão do dentista., relata Drª Carolina.
"Na técnica caseira é necessário o uso de uma moldeira personalizada e uma dose dependente do agente clareador".
Contraindicação do clareamento dentário
Como o gel clareador age na superfície dos dentes vitais, pacientes com tratamento de canal estão contraindicados. Dentes com prótese de porcelana e restauração de resina composta também ficam fora da lista. Pessoas que apresentam dentes com coloração acinzentada ou marrom forte devido ao uso de tetraciclina na infância, não devem fazer uso da técnica e gestantes também não podem, afirma a dentista.
"Há alguns cuidados importantes a serem tomados logo após a aplicação do agente clareador. As frutas cítricas geram desconforto dentário, portanto, não se deve fazer uso; o chá preto, café, vinho tinto e refrigerante também estão na lista de alimentos proibidos, porque pigmentam os dentes; o caroteno contido em alguns alimentos antioxidantes como o tomate e a cenoura, também podem gerar alteração de cor na estrutura dental, sendo bom evitar", comenta Drª Carolina.
"O gel clareador ocasiona uma perda mineral superficial no esmalte, que é revertida pela saliva. E a sensibilidade, é individual para cada paciente, finaliza a dentista".