Há 90 anos foi lançado "Menino de Engenho", romance de estreia de José Lins do Rego. O livro, que é um marco literário brasileiro, elogiado desde o seu lançamento e premiado, conta a história do protagonista Carlos e a família, suas descobertas, aventuras e desventuras durante a infância no nordeste. Em comemoração a esta obra quase centenária, a Global Editora e a Livraria Argumento realizam “Encontros José Lins do Rego, uma obra em aberto”, amanhã, 31 de julho, no Leblon/RJ.
Com curadoria de Valéria Veras, a programação traz o diálogo sobre Zé Lins e a sua obra por artistas, cineastas, arquitetos, filósofos, gestores e escritores para pensarem caminhos que transcendem as fronteiras do Brasil urbano e rural. O autor paraibano, nascido em Pilar, é um dos principais do modernismo e regionalismo, com crítica sociopolítica. Contista, cronista, jornalista e tradutor, seus livros foram publicados em alemão, espanhol, francês, italiano, inglês, dentre outras línguas. O encontro terá debates e reflexões em torno da contínua busca de uma sociedade mais igualitária e o confronto às profundas heranças coloniais.
Serviço:
90 anos Menino de Engenho - “Encontro: José Lins do Rego, uma obra em aberto”
Com curadoria de Valéria Veras
Data: 31 de julho de 2022
Horário: 19 horas
Confraternização no Café Severino – Caminhos Cruzados - Grupo concebido por Vera Condé, com homenagem em depoimentos de personalidades e amigos de José Lins do Rego.
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417. Leblon. Rio de Janeiro – RJ
Sobre José Lins do Rego:
José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba, e faleceu em 12 de setembro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1932, publicou o seu primeiro livro, Menino de engenho. Dentre sua vasta obra, destacam-se narrativas que têm como cenário o Nordeste da cana-de-açúcar e o Nordeste da caatinga. Além de romancista, o escritor paraibano foi também contista, cronista, tradutor e jornalista. Teve livros publicados em muitos idiomas e membro da Academia Brasileira de Letras.