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Prefeitura admite não ter prazo para normalização dos sistemas atacados por hacker e inclusão no Auxílio-Brasil

Inscrições para benefícios sociais no CadÚnico, exames e consultas na Saúde seguem suspensos ou em atraso

Por Portal Eu, Rio! em 16/08/2022 às 12:51:59

Ataque de hackers a DataCenter e sistemas do Iplan prejudicaram inscrição no Cadastro Único de benefícios sociais, marcada por longas filas desde o anúncio do aumento no Auxílio-Brasil para R$ 600. Fo

A Prefeitura do Rio atualizou os dados sobre o impacto do ataque cibernético ao DataCenter e aos sistemas municipais. Na nota oficial, divulgada no final da manhã de terça (16/8). A nota admite que falta um prazo para a normalização do sistema, e que serviços de Saúde e cadastramento de benefícios sociais seguem prejudicados. A atualização dos números da Covid-19 também foi afetada.

Eis a íntegra do comunicado oficial:

"A Prefeitura do Rio informa que a equipe da Iplan segue com o trabalho para recuperar o Datacenter municipal, que sofreu um ataque cibernético na madrugada de segunda-feira. Ainda não há uma previsão para o reestabelecimento do sistema. Por isso, de forma preventiva, todos os serviços do Portal da Prefeitura foram retirados do ar para resguardar seus dados. Mesmo com todos os problemas causados pelo ataque criminoso, a Prefeitura do Rio tem procurado amenizar os transtornos para os cariocas.

Na Secretaria Municipal de Saúde o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico.

Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.

A Prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível."

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

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