A Polícia Militar prendeu, nesta quarta-feira (12), 50 suspeitos de envolvimento com milícias no Itanhangá, Anil e Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. Os agentes flagraram em Rio das Pedras um pier construído por mlicianos na forma de uma passarela sobre as águas, suportada por largas estacas e pilares com estrutura leve que permitiria que explorar ilegalmente o transporte aquaviário.
No Itanhangá (Muzema, Morro do Banco, Tijuquinha, Ilha Gigóia, Vila da Paz) e Anil, foram descobertas construções vertiginosas e em plena atividade de prédios, nos quais havia anúncios oferecendo apartamentos de diversos valores e condições de pagamento, inclusive com projeção de taxas de condomínio.
As construções clandestinas verticalizadas não possuíam infraestrutura básica, como ligação regular de esgoto, que seriam lançados em rios e na Lagoa da Barra, com potencial altamente poluidor dessas águas.
Também foram flagradas construções ilegais em Área de Amortecimento do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
A operação, que teve como alvos principais, entre outros, os condomínios Talismã e Figueiras do Itanhangá, toda extensão da Avenida Engenheiro Souza Filho, a Estrada do Pica-Pau, a Estrada de Jacarepaguá, a Rua Araticum, a Estrada da Barra da Tijuca, a Ilha da Gigóia e o Pier Clandestino de Rio das Pedras.
A ação contou com a participação de 39 PMs do Comando de Polícia Ambiental e com o emprego de 40 viaturas, duas embarcações e três jets skis.
Na ação foram apreendidos caminhões, máquinas e equipamentos utilizados na construção civil ilegal.
Todos os presos foram conduzidos para a 16ª DP, na Barra, e para a 32ª DP, na Taquara.