A 12ª edição da ArtRio terminou no último domingo (18), com sucesso de público e de geração de negócios na Marina da Glória. Cerca de 50.000 pessoas visitaram a feira de arte, que teve a participação de mais de 60 galerias e 15 instituições e espaços ligados a arte.
“Foi uma feira para celebrar bons negócios, a força do mercado de arte no Brasil, e uma nova geração de artistas que vem se destacando no cenário nacional e já iniciando carreira internacional também. Tivemos um sentimento de celebração.”, fala Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Um ponto alto da feira foi a agenda do Conversas ArtRio. Entre os temas abordados estão “Arte e educação como ferramentas de transformação social”, “Arte + Moda”, “O valor da obra de arte”, e “Como a arte pode unir as mulheres”, entre outras agendas
“Fico muito orgulhosa de participar ativamente com a ArtRio para que tenhamos cada vez mais uma realidade mais diversa e inclusiva não apenas no segmento da arte, mas em todo o Brasil”, completa Brenda.
“Tivemos muitas visitas e muita visibilidade. Vendemos 90% das obras e entre elas uma obra doada para o Museu Nacional de Belas Artes. A feira foi lindíssima e com muita diversidade de arte, de todos os contextos, performance, video, pintura. E, principalmente, a presença de artistas de comunidades, de lugares periféricos, com todas as narrativas possíveis. Foi muito positivo para o MT Projetos e para nosso artista Jota, e também tivemos grande visibilidade para o Gervane de Paula em nossa parceria com a Galeria Aura. O projeto externo do Pedro Évora também foi muito inclusivo, onde todos conseguem ver tudo com facilidade nas galerias”, diz Margareth Telles, do MT Projetos.
Esse ano foi realizada nova edição do Prêmio Foco, apresentado pelo Instituto Cultural Vale. Pela primeira vez foram selecionados seis artistas jovens que irão concluir residências artísticas em diferentes cidades do país. Os vencedores são Alice Silveira Yura, Andrea Hygino, Edgar Pereira da Silva, Iagor João Barbosa Peres, Lucimélia Romão, Priscila Rooxo. Já em 2022, eles tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos dentro da ArtRio.
Dando continuidade ao trabalho de reforçar a importância da formação de acervo para os museus brasileiros, a ArtRio atuou em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes. O curador do MNBA identificou nas galerias presentes obras que gostaria de ter no acervo e as pessoas podiam fazer a compra e doação da peça.
“Estamos muito felizes com a participação da galeria na ArtRio. Foi muito além de nossas expectativas. O projeto também foi muito acertado, trazendo o Solo de um artista jovem do Rio, que dialoga com a cultura local, no caso dele da favela de 5bocas. Vendemos o estande inteiro, terminamos a feira sem nenhuma obra disponível. Acertamos na parte de crítica e também na comercial”, diz Antonia Bergamin, sócia da Galeria Galatea.
Em 2022, a ArtRio teve um espaço maior para receber o público. O pavilhão TERRA, na área principal da Marina, recebeu as galerias do programa PANORAMA. O pavilhão MAR, uma construção temporária de 3 mil metros quadrados na esplanada da Marina, recebeu os programas VISTA, SOLO, EXPANSÂO, MIRA, o Conversas ArtRio e bares e food trucks.
Criado pelo arquiteto Pedro Évora, o nome faz alusão à vista cartão postal para a Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar ao fundo.
A ArtRio gerou cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento, atendimento nos bares e foodtrucks, além das equipes das galerias participantes.
“Para a Potência Ativa, é muito importante participar de uma feira como a ArtRio - um evento que acolhe e potencializa ações beneficentes, institucionais e paralelas ao mercado de arte. Os resultados foram muito positivos, não apenas por vendas, mas, principalmente, pela proliferação da Potência Ativa para o público”, indica Gabriela Davies, curadora e cofundadora da instituição