O Movimento Gigantes da Enfermagem, que reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, promove, em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro (HemoRio), nos dias 5 6 de outubro, das 8h às 17h, a campanha de doação de sangue "Gigantes Doadores". A meta dos organizadores é levar 500 pessoas para doação nos dois dias de campanha.
Segundo o presidente do Movimento Gigantes da Enfermagem, Carlos Kafezinho, o objetivo da iniciativa é contribuir para a cultura da doação de sangue, demonstrar amor ao próximo e união pela lei 14.434/22, que institui o piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. "Sabemos da importância da doação de sangue para salvar vidas. Portanto, decidimos unir a empatia, a solidariedade dos profissionais que cuidam dos pacientes com a determinação de buscar a aprovação do piso salarial nacional da categoria", explica.
Kafezinho destaca que a doação é um ato de altruísmo, natural nos profissionais de saúde. "É bom lembrar que cada bolsa de sangue doada pode ajudar a salvar até quatro vidas. Isso porque, o sangue doado é fracionado em hemocomponentes como, por exemplo, plasma, plaquetas, hemácias. A transfusão de sangue é utilizada no auxílio às vítimas em estado de emergência e acidentes. "Precisamos incentivar a doação de sangue durante o ano inteiro. Por isso, estamos mobilizados para a ação voluntária", frisa. Ele conta que a campanha não é só para os profissionais de saúde. "Eu convido a todos a se juntarem aos profissionais de saúde na doação de sangue.