O Vasco fez valer o mando de campo e ganhou do Novorizontino pelo placar de 3x0, neste sábado (8), em São Januário, em jogo válido pela trigésima quarta rodada da série B do Campeonato Brasileiro. Figueiredo, Marlon Gomes e Léo Matos marcaram para o cruzmaltino. O confronto ainda marcou a volta de Sarrafiore aos gramados após uma lesão que o deixou fora por 10 meses.
Cerca de 20 mil pessoas viram o Gigante da Colina seguir no sonho do acesso ao aumentar a pontuação de 52 para 55 pontos, ainda na quarta colocação. Os adversários diretos ainda estão próximos, mas já jogaram. O Sport pega o Cruzeiro e pode diminuir a distância para apenas três pontos (o Vasco e o Leão pernambucano se enfrentam na próxima partida). Para o Novorizontino, essa derrota ainda o deixou próximo do primeiro time no Z4, o CSA. Apenas um ponto - 37 a 36 - separa os dois clubes.
Ganhar do time paulista essa noite acresceu ainda mais uma estatística que faz valer a posição no campeonato: se fora de casa o Vasco não vai bem, em São Januário o termo 'invencível' cai bem, já que ainda não perdeu no Rio de Janeiro nessa edição do Brasileiro. Foram 17 jogos e 11 vitórias. Ainda tem Criciúma e Sampaio Corrêa na reta para terminar o Campeonato com um bom retrospecto.
O jogo
O Vasco teve chances no primeiro tempo e começou a animar o torcedor aos 21, no momento em que Danilo Boza cabeceou rente à trave esquerda, num escanteio. Depois, Eguinaldo bateu de primeira, dentro da área, e acertou a trave. Era o prólogo do que iria acontecer.
Aos 44 minutos, Léo Matos lançou da direita para a esquerda, Figueiredo dominou e, num chute colocado, marcou um golaço para abrir o placar.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo, com Marlon Gomes, ao dar uma fatiada de primeira e ampliar o placar. Douglas Baggio até tentou esboçar uma reação, aos 5 minutos, porém desperdiçou o bom cruzamento de Paulinho ao finalizar por cima do gol.
O Novorizontino até tentou mais duas vezes, porém foi o Gigante que estufou novamente as redes: Luiz Henrique cobrou escanteio, Vinícius saiu mal e Léo Matos fez de cabeça. 3x0 aos 43 minutos e vitória mais do que garantida.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 NOVORIZONTINO
Local: Estádio São Januário
Gols: Figueiredo (VAS 44/1T), Marlon Gomes (VAS 01/2T) e Léo Matos (VAS 43/2T)
Cartões amarelos: Edimar (VAS 34/1T), Lepu (NOV 40/1T), Ligger (NOV 47/1T), Léo Matos (VAS 03/2T), Gustavo Bochecha (NOV 06/2T) e Bruno Tubarão (VAS 45/2T)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição (Zé Vitor 30/2T) e Edimar (Luiz Henrique 36/2T); Yuri Lara (Bruno Tubarão 23/2T), Andrey Santos, Nenê (Sarrafiore 30/2T) e Marlon Gomes; Eguinaldo e Figueiredo (Gabriel Pec 32/2T).
Novorizontino: Vinícius; Lepu, Wálber, Ligger (Reverson 39/2T) e Paulinho; Jhony Douglas e Gustavo Bochecha (Luiz Henrique 31/2T); Douglas Baggio, Ramón Martinez (Danielzinho / intervalo) e Ronald (Cléo Silva 15/2T); Bruno Silva (Hélio Borges / intervalo).