TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Programa "Remédio em Casa" garante tratamento adequado para pacientes hipertensos e diabéticos em Saquarema

População que precisa fazer o uso contínuo de medicamentos está sendo beneficiada

Por Portal Eu, Rio! em 23/10/2022 às 09:48:57

Fotos: Divulgação/Ayra Rosa

O Programa “Remédio em Casa”, em Saquarema, tem feito a diferença na saúde da população que precisa fazer o uso contínuo de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial e diabetes tipo II. Somente de abril a junho deste ano, o programa atendeu 23.034 pacientes em todo o município. A iniciativa, que tem parceria e gestão da Prima Qualitá Saúde, teve início em maio de 2020, atendendo 1.177 pacientes. O Programa contempla todo o município, tendo seus pacientes cadastrados, seguindo a base de dados dos prontuários das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segundo o coordenador da Farmácia da Prima Qualitá Saúde, Luzinei da Silva Couto, o Programa tem impacto principalmente na vida dos pacientes mais idosos.

“Dentre os vários benefícios oferecidos à população, ressalto o envolvimento da equipe multiprofissional da Atenção Primária, que atua em todos os processos desde o cadastro do paciente, passando pelas consultas de enfermagem e médica, separação do medicamento, até o seu recebimento no conforto do lar”, explicou o coordenador.

Luzinei ainda destacou a importância da equipe da farmácia, que através da assistência farmacêutica, apresenta uma gestão séria e comprometida com o programa, tendo como premissa garantir o ressuprimento de toda a rede da Atenção Básica, evitando faltas e garantindo o tratamento adequado do paciente.


Entrega com estratégia de equipes

O Programa “Remédio em Casa” consiste na entrega domiciliar de medicamentos, em quantidades suficientes para o período de 30 dias, para portadores de hipertensão e diabetes tipo II, em acompanhamento nas Unidades Estratégia de Saúde da Família. A entrega é realizada por uma equipe de motociclistas, após a separação do medicamento pela a equipe da ESF.

A moradora de Mombaça, Ana Lucia Morais, de 69 anos, comentou que o serviço ajuda no controle da medicação, além de economia no final do mês, já que usa três tipos de medicamentos por dia.

“Eles entregam os medicamentos quando os meus estão quase acabando e isso me ajuda muito a controlar o uso certinho sem atrasos, é o meu controle. Antigamente, a gente tinha que procurar as farmácias populares e, quando eu não encontrava, tinha que comprar o remédio. As pessoas podem falar que é um remédio barato, mas é um pouco que faz a diferença no final do mês”, salientou a dona de casa.




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.