Mesmo com uma vitória magra, de 1 a 0, sobre o Ceará, nesta segunda-feira (31), na Arena Castelão, o Fluminense chegou a 61 pontos no Brasileirão e confirmou vaga na Libertadores 2023.
A partida abriu a 35ª rodada da competição. O resultado manteve o Tricolor na quarta posição.
O jogo foi com portões fechados devido a punição do STJD ao Vozão, que teve um jogador expulso e continua na zona de rebaixamento, com 34 pontos.
O próximo compromisso do Fluminense será no Maracanã, diante do São Paulo, no sábado, às 16h30. O objetivo agora é se manter na zona de classificação direta para a fase de grupos da competição continental.
Já o Ceará visita o Corinthians, atual quinto colocado, no mesmo dia, em Itaquera, às 20h30.
Nada de gol na etapa inicial
Primeiro tempo dominante para o Fluminense na Arena Castelão. Mas faltou o detalhe final e principal que é o gol, pois o time pecou nas finalizações.
Cano e Yago Felipe acertaram a trave em sequencia e o argentino chegou a balançar as redes, mas estava impedido e não valeu.
O Ceará tentou nos contra-ataques e até surpreendeu o visitante. Mas também desperdiçou as chances e as equipes foram para o intervalo com placar zerado.
Cano faz gol da vitória e quebra recordes
O Vozão voltou com novidade no segundo tempo. O lateral Victor Luís entrou no lugar do meia Diego. Aos 11 minutos, Cléber deu um carrinho em Manoel e Claus aplicou o segundo cartão amarelo, expulsando o atacante cearense.
No minuto seguinte, Diniz substituiu Yago por Matheus Martins e Nino por Nathan. André foi para zaga, repetindo uma nova formação.
Aos 26, o Fluminense finalmente abriu o placar. Arias arriscou o chute a gol, mas quem balançou as redes foi Cano, quando a bola desviou no argentino.
O Camisa 14 marcou o 21º gol no Brasileirão, 39º na temporada e empatou com Magno Alves como maior artilheiro tricolor em um ano, nos século.
Aos 37, Cano e Ganso saíram. Entraram Alan e David Braz, voltando a ter dois zagueiros de origem em campo.
O Ceará botou pressão no final do jogo e mesmo levando sustos, o Tricolor conquistou os três pontos fora de casa.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 1 FLUMINENSE
Gol: Cano (26/2T)
Local: Arena Castelão
Dia: Segunda, 31 de outubro
Árbitro: Raphael Claus
CEARÁ: João Ricardo, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, David Ricardo, Bruno Pacheco, Richard Coelho (Geovane), Richardson (Iury Castilho), Fernando Sobral (Lima), Vina (Erick), Diego (Víctor Luís), Cléber. Técnico: Juca Antonello
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino (Nathan), Manoel, Cristiano, André, Martinelli, Yago Felipe (Matheus Martins), Ganso (David Braz), Arias, Cano (Alan). Técnico: Fernando Diniz
Cartão Amarelo: Cléber, Víctor Luís (CEA); Cano, Cristiano (FLU).
Cartão Vermelho: Cléber (CEA)