O Flamengo foi ao Rio Grande do Sul e empatou por 2x2 com o Juventude, em confronto válido pela trigésima sétima rodada do Brasileirão, a penúltima da edição de 2022. Matheuzinho e Werton - no final do jogo - marcaram para o Mais Querido; Paulo Henrique e Jádson fizeram para a Papuda, que já foi rebaixada e só cumpre tabela. O Fla faz a mesma coisa, só que no alto da tabela. Ainda assim, um resultado igual no Estádio Alfredo Jaconi, às 21h30, desta quarta, foi um pouco amargo porque terminar nas primeiras colocações significa dinheiro a mais. O rubronegro não bate os gaúchos em Caxias do Sul desde outubro de 1997.
Ainda há tempo para animar a torcida, contra o Avaí no Maracanã. O encontro marcará a despedida dos Diegos: Diego Ribas anunciou recentemente que irá se aposentar no final do Brasileiro e Diego Alves, goleiro, sai ao fim do contrato. Também marca o hiato de todo o elenco, que ainda não sabe se volta a jogar no Mundial ou no Campeonato Carioca, já que os dois ainda não possuem data definida de início.
O jogo
O primeiro tempo começou a todo vapor para o Flamengo, que já aos 56 segundos abriu o placar com Matheuzinho, após assistência de cabeça de Everton Cebolinha. O time, porém, não aproveitou esse embalo e aos poucos foi dando margem para a virada do Juventude. Antes, levou perigo em algumas jogadas, mas sem finalização efetiva.
A Papuda começou a reagir aos 35, quando Jean Irmer lançou para Paulo Henrique. O lateral chegou dentro da área e, com categoria, bateu no canto esquerdo. Depois, aos 43, o próprio Paulo cruzou para a área e Jádson, de cabeça, conseguiu encobrir o goleiro. 2x1.
Antes, ainda rolou uma boa defesa de Hugo Souza numa cobrança de falta do coreano Chico Kim
A segunda etapa começou da forma como todos esperavam: Flamengo com as ações e o Juventude mais recuado. Isso tudo, porém, não resolveu em nada o confronto. O time carioca pouco foi eficiente na maior parte e ainda deixou muitos espaços pelo lado direito de defesa, o esquerdo do ataque da Papuda. Numa dessas, Chico Kim chutou de fora e acertou o travessão.
O técnico Dorival olhou para o banco aos 29 minutos e viu uma luz no fim do túnel; não por conta dos brilhosos cabelos brancos da maioria dos atletas, mas sim do 'predestinado da noite, Werton. A jóia da base, que desde o carioca não havia tido chance de jogar, pegou o chute meio torto de Ayrton Lucas e, num giro para a direita, bateu rasteiro no mesmo lado. A bola chegou a bater na trave e dormiu mansinha no gol.
Empate de duas equipes que não tem mais 'nada com nada' de importante com o Campeonato Brasileiro.
Juventude x Flamengo
Gols: Matheuzinho (FLA 01/1T), Paulo Henrique (JUV 35/1T), Jádson (JUV 43/1T) e Werton (FLA 46/2T)
Cartões amarelos: João Gomes (FLA 08/1T), Capixaba (JUV 29/1T), Jádson (JUV 31/1T), Ayrton Lucas (FLA 39/2T), Vitor Mendes (JUV 05/2T), Jean Irmer (JUV 23/2T), Chico Kim (JUV 33/2T), Mateusão (FLA 37/2T) e Paulo Henrique (JUV 48/2T)
Data: Quarta, 09 de novembro de 2022
Horário: 21h30.
Local: Estádio Alfredo Jaconi (RS)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) - FIFA e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR Rafael Traci (SC)
Juventude: César; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Thalisson Kelven e Dudu (Rodrigo Soares 19/2T); Jean Irmer (Pará 41/2T) e Yuri; Jádson, Felipe Pires (Rafinha 19/2T) e Chico Kim; Capixaba (Ruan 26/2T).
Flamengo: Hugo Souza; Rodinei (Guilherme Varela 18/2T), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, João Gomes e Victor Hugo (Mateusão 18/2T); Matheuzinho (Kayke 29/2T), Everton Cebolinha e Matheus França (Werton 29/2T).