TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Secretaria de Saúde do Rio alerta sobre a importância dos homens cuidando da saúde

Câncer está entre as principais causas de morte na população masculina, mas pode ser evitado com diagnóstico precoce

Por Portal Eu, Rio! em 13/11/2022 às 09:55:28

Foto: Divulgação/Governo do Rio

O câncer é uma das principais causas de morte para homens no Brasil. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 2018 e 2022, foram registrados 124.484 casos de neoplasias malignas em homens em todas as faixas etárias no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 10% (12.61) eram de câncer de 5 e 7.164 foram de óbito. Na faixa etária de 30 a 69 anos, foram registrados 1.712 óbitos. Neste mês, quando se celebra o Azul, dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de prevenção, a SES faz um alerta sobre a importância dos homens fluminenses cuidarem mais da sua saúde.

- Culturalmente, as mulheres são mais de saúde e prevenção de doenças. É extremamente importante que os homens também tiveram o mesmo cuidado. Quanto antes as doenças identificadas, maiores são as chances de cura. Isso também com o câncer de ocorrer, que tem baixa taxa de mortalidade quando identificado logo no início – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As doenças do aparelho circulatório (DAC), como infarto, AVC e hipertensão, são as que mais matam a população masculina, com 175.561 casos de internações e 91.680 óbitos, cerca de 52% dos registros no período de 2018 a 2022. Desses, 48 % (44.360) dos óbitos ocorridos em idade prematura, de 69 anos. Tanto nos casos de câncer quanto nas doenças do aparelho circulatório, os óbitos aumentam significativamente em homens com mais de 50 anos. O dado mostra que a prevenção é o principal caminho para evitar as mortes precoces.

De acordo com dados da Tábua Completa de Mortalidade, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, os homens vivem em média cerca de sete anos a menos do que as mulheres brasileiras. que as mulheres brasileiras. Por isso, nos últimos anos, a SES vem aumentando a oferta de serviços dedicados aos cuidados com a saúde do homem.

Para promover o diagnóstico e o tratamento de doenças graves, desde 2011, a SES disponibiliza o Centro de Atenção à Saúde do Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Local na Av. Marechal Rondon 381, no bairro São Francisco Xavier, o Centro realiza mensalmente cerca de 2 mil atendimentos. Os pacientes são encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) por meio das Clínicas da Família, Centros Municipais e Postos de Saúde.

Além do Centro, a SES oferece o serviço durante as Semanas da Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública do estado realizado em diversas cidades. Só em 21, durante os eventos que realizou0 na Carioca, no Centro do Rio, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram realizadas mais de 3.500 consultas com ologistas e testes de PSA. Este ano, nas edições que descobri nas cidades de Magé, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foram ofertados mais de 2 mil atendimentos.

No mês de novembro, para reforçar a importância da detecção de câncer precoce, já foram feitas consultas em homens durante a Semana da Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, realizada nos dias 10 e 11 deste mês.

Novembro Azul

O movimento Azul nasceu em 2003, na Austrália, para fortalecer a necessidade de os homens em prevenção ao câncer. A data escolhida foi o dia 17 de novembro. Com a alta incidência de outras doenças no público masculino, o Ministério da Saúde optou pela mudança de conceito e o foco atualmente na saúde do homem de forma integral.

Outras ações

Para marcar os dados, as unidades da rede estadual estarão realizando durante todo o mês diversas atividades sobre o tema.

Fonte: Governo do Estado RJ

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.