Um edital de convocação emitido pelo Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte do Rio de Janeiro, provocou polêmica entre os associados e alguns moradores do bairro. No documento, o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Moreira Cinelli, convocava os membros deliberadores e os membros natos do clube para se reunirem no próximo dia sete de janeiro. O motivo do encontro seria a ratificação de uma concessão à BR Malls permitindo que a empresa pudesse explorar os imóveis do TTC e desenvolver um empreendimento comercial.
A imagem do edital foi postada no Facebook por Ana Cristina, uma das participantes do grupo Alerta Tijucano e sócia do clube. Rapidamente, o post incentivou a discussão entre os usuários da rede social. Nos comentários da publicação, muitos sócios relataram que não tinham recebido um comunicado dos responsáveis e outros reclamaram da possibilidade de venda do local.
Vale destacar que a Br Malls é a maior empresa integrada de shopping center do Brasil. Por isso, muitas pessoas acreditam que a localidade deve virar um novo conglomerado de lojas da cidade. Entretanto, a ideia não agradou a todos e dividiu as opiniões de quem frequenta ou vive nas redondezas da área de lazer.
Nesta sexta-feira (28), houve mobilização entre os sócios que não concordaram com a chamada e também com a possível utilização do TTC para fins comerciais. Eles se reuniram com o intuito de discutir o futuro do Tijuca Tênis Clube.
Ao portal Eu,Rio!, Ana Cristina contou que está revoltada com a decisão que ignorou parte dos contribuintes e frequentadores. Para ela, a criação de um shopping não é uma boa ideia, pois o projeto tomaria conta de todo o espaço e só deixaria a piscina olímpica. Ana adiantou o que ficou decidido no encontro entre os sócios opositores.
"Decidimos que faremos um movimento: o shopping não. Usaremos camisas e faixas e também criaremos uma comissão dos sócios que são contra o projeto, urgentemente. Depois disso, pretendemos que essa comissão se torne uma associação. Ainda fizemos um grupo no Facebook e no whatsapp para aproximar as pessoas. Faremos a primeira manifestação no dia sete de janeiro, mesmo com o cancelamento da reunião dos membros natos e do Conselho Deliberativo", afirmou Ana Cristina.
No site oficial do TTC, a deliberação que aconteceria no início de janeiro foi desmarcada em um boletim oficial da diretoria. De acordo com o comunicado de cancelamento, o presidente do clube decidiu não realizar a reunião, pois havia erro no texto de convocação. Na nota, a direção afirmou que todos os sócios deverão ser ouvidos em Assembléia Geral com data ainda não definida.
Procurados pela reportagem, até o fechamento desta matéria, o Tijuca Tênis Clube e a BR Malls não se manifestaram sobre o assunto.