Um alerta de tsunami foi emitido e depois suspenso para as Filipinas depois que um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a ilha de Mindanao, no sul do país.
O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o terremoto ocorreu a 193 quilômetros a leste da cidade filipina de General Santos, a uma profundidade de 60 quilômetros. Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse, inicialmente, que "Ondas de tsunami perigosas causadas por este terremoto são possíveis dentro de 300 km do epicentro ao longo das costas da Indonésia e das Filipinas." O alerta para ondas de tsunami foi suspenso duas horas após o terremoto.
Moradores disseram que o terremoto durou cerca de um minuto e que as pessoas correram para fora dos edifícios, mas não houve grandes danos.
Um tsunami desencadeado pelo vulcão da ilha Anak Krakatau no último final de semana matou mais de 430 pessoas na Indonésia . As Filipinas e a Indonésia estão, ambas, no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma faixa de vulcões em forma de ferradura e falhas tectônicas que circundam as margens do Oceano Pacífico.