A época de Natal já está presente nos lares brasileiros com enfeites como pisca-pisca, árvore de Natal e guirlandas. Porém, vários itens da decoração natalina encantam não apenas as pessoas, mas também chamam a atenção dos pets.
A médica-veterinária do Hospital Veterinário Batel (HVB), Melanye Laska, afirma que os gatos, em especial, são mais curiosos do que os cachorros e correm mais riscos de acidentes. Com relação à tradicional árvore de Natal, os gatos por si só já apreciam escalar os ambientes e esse item é um chamariz para esse hábito felino.
Ela alerta que, nessa escalada, os gatos podem cair e fraturar membros ou apresentar alguma luxação. Além disso, o pisca-pisca chama a atenção deles porque se assemelha a algum bichinho. Logo, nesse hábito de caçar, os felinos podem morder os fios ou o pisca-pisca e levar um choque. “Outro cuidado na árvore de Natal é com as bolas de vidro, já que os felinos brincam com as bolinhas com as patas, que podem cair e quebrar, causando cortes”, observa Melanye.
Cuidado com plantas naturais
Além disso, há famílias que optam por fazer a árvore de Natal com plantas naturais. A médica-veterinária do HVB, Patrícia da Silva Conceição, afirma que as plantas típicas das decorações natalinas, como zimbro, cedrinho, bico-de-papagaio e azevinho não são tóxicas.
Porém, em caso de ingestão de plantas tóxicas, o animal pode apresentar vômito, diarreia, parar de fazer xixi e deixar de comer. O tutor precisa levar o pet imediatamente ao veterinário para que o profissional faça a avaliação dos sinais clínicos.
Gatos podem se enroscar com fitas e laços
Se na sua casa a decoração está repleta de enfeites com fitas e laços, a médica-veterinária do HVB aponta que este é mais um potencial risco para acidentes. “Os gatos gostam muito de brincar com fios e eles podem engolir fitas e laços, podendo levar a uma cirurgia de emergência para sua retirada. Isso sem contar com o risco de enroscar parte do corpo, como cabeça, dentes e patas”, assinala Melanye.
Nessa época do ano, uma árvore de Natal mais segura é aquela fixa ao chão, reduzindo a chance dos gatos derrubá-la. Além disso, é recomendável a compra de árvores mais baixas, bem como criar um ambiente para distrair os gatos com outros atrativos. “Faça prateleiras para eles subirem, no estilo playground, para tirar a atenção deles dos diversos enfeites espalhados pela casa”, conclui Melanye.