Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Se fumar ou cheirar, dirija...

MP de Bolsonaro libera de multas motorista profissional que drible exame toxicológico

Código de Trânsito prevê detecção de anfetaminas, maconha e cocaína em condutores de ônibus, caminhões e vans escolares, mas multa fica para 2025


Exame toxicológico de largo espectro detecta substâncias psicoativas consumidas há até 90 dias e complementa blitzen da Lei Seca. Foto: Reprodução Internet

A Medida Provisória (MP) 1.153/2022, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira de dezembro (30), suspende a aplicação de multa a motorista profissional que não fizer exame toxicológico que detecte uso de substâncias psicoativas, como anfetaminas e maconha. A determinação vale para motoristas profissionais habilitados nas categorias C, D ou E.



A Medida Provisória (MP) 1.153/2022 suspende até 2025 a aplicação de multa para motorista profissional que não realizar o exame toxicológico previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). A Lei 14.071, de 2020, incluiu no Código de Trânsito a previsão de realização do exame para condutores habilitados nas categorias C, D ou E (caminhões, ônibus, vans escolares e trailers). Caso o motorista fosse flagrado descumprindo a norma, seria aplicada multa por infração gravíssima e determinada a suspensão do direito de dirigir por três meses.



A exigência do exame é regulamentada pelo Conselho Nacional do Trânsito, que, desde julho do ano passado, já tinha estabelecido prazos para a sua realização conforme a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a medida provisória editada na sexta-feira, a aplicação da multa e das demais penas ficam adiadas para 1º de julho de 2025.

Ouça no podcast do Eu, Rio! o depoimento do ex-presidente da Comissão de Trânsito da OAB NACIONAL e da OAB/RJ Armando de Souza, sobre a MP que libera de multas os motoristas profissionais que se recusem a prestar o exame toxicológico de largo espectro.



Agência Senado e TV Senado

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!