A Secretaria de Estado de Fazenda identificou, nesta sexta-feira (11/01), inconsistências nos valores gerados na Guia de Regularização de Débitos (GRD) do IPVA 2019. O problema ocorreu com veículos nos quais o kit GNV (Gás Natural Veicular) foi instalado e que entraram no sistema na segunda quinzena de dezembro de 2018. Todas as guias estarão com os valores corrigidos nesta segunda-feira, dia 14/01. Ao todo, foram identificadas cerca de 27 mil guias com valores superiores aos devidos.
Os contribuintes que tiverem dúvidas devem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Fazenda por meio dos e-mails
[email protected].gov.bre
[email protected]. A orientação é que o proprietário não pague a guia do IPVA 2019 em caso de dúvida sobre o valor que está apresentado no documento.
Independentemente do problema, não haverá alteração de datas. O primeiro vencimento, para os veículos com final de placa número 0, segue no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto. As guias podem ser emitidas nos sites do Banco Bradesco (
www.bradesco.com.br) ou da Secretaria de Estado de Fazenda (
www.fazenda.rj.gov.br).
O pagamento em cota única oferece um desconto de 3%, pouco abaixo da inflação oficial do ano passado (3,75%, pelo IPCA, divulgado nessa sexta-feira pelo IBGE). Outra opção é parcelar a quantia integral em três vezes. O IPVA é calculado aplicando-se as alíquotas (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV) aos valores venais, ou seja, de mercado, dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Com base nesses valores, o imposto em 2019 será, na média geral, 3,23% mais barato do que em 2018. No caso dos automóveis, a redução média será de 3,13%.