O nível de concorrência e exigência dos potenciais clientes são elementos que levam a que os diferentes empreendedores tenham de analisar uma série de fatores para a elaboração e construção de um negócio sólido e com elevado potencial. Para tal, será importante analisarmos quais pontos os especialistas da área mais vezes apontam, no momento de estar visualizando e construindo esse mesmo negócio, que se quer que seja de sucesso.
Tendo por base essas avaliações e estudos de mercado, que estão em rápida evolução, esses são os fatores a considerar, no momento de calcular e pensar um negócio online:
Compreender a demanda e a solução que o negócio poderá entregar
De fato, uma das regras básicas dos negócios prosperantes é que eles ou acabam revolucionando um determinado produto ou serviço, tornando a experiência melhor, ou conseguem realmente combater um problema existente. Bastará analisar como a empresa UBER acabou respondendo aos problemas que muitos clientes tinham ao estarem chamando um táxi, oferecendo ao mesmo tempo uma solução mais acessível.
Ora, esse deverá ser o primeiro ponto que um empreendedor terá de responder: como meu serviço ou produto poderá ir de encontro com uma dessas necessidades ou interesses do público alvo? Para tal, deverá conhecer de forma aprofundada o nicho de mercado e o perfil base de seu potencial cliente. Esse estudo, também designado por “estudo de mercado” é talvez o elemento mais importante no momento de se estar considerando a viabilidade de uma ideia ou de um projeto que está no papel. Como o mercado iria responder com o que pretende apresentar com seu novo negócio online?
Escolha de um nome sonante e um domínio forte
Tendo já testado a resposta que o mercado poderia dar ao produto ou serviço que pretende iniciar, o próximo passo será, naturalmente, escolher elementos visuais que vão marcar de forma prolongada a imagem e credibilidade de sua marca. Em muitos casos, ao conhecer bem o perfil de seu público alvo, bem como o que estará oferecendo, deverá fazer um “brainstorm” intenso com diferentes opções de nome de seu negócio. Para tal, poder testar a resposta a essas diferentes opções, com pessoas do mesmo perfil que seu público alvo, poderá ser uma excelente fonte de testes.
A partir desse momento, deverá saber onde encontrar os domínios para seu aplicativo e site que estão disponibilizados no mercado. Diferentes serviços de dominio.com.br vão permitir que seja possível testar e comparar os preços e os diferentes domínios que poderá comprar. Atente sempre nesses custos e ainda na duração que pretende que esse domínio continue em seu poder. Tudo isso é essencial para que possa apresentar um domínio com força e que seja muito acessível de ser relembrado e ser acessado. Por exemplo, se está no mercado brasileiro, se não existir o domínio finalizado com .com, poderá ter a chance de escolher o .com.br.
Determinar seu orçamento com rigor e realismo
Está comprovado que o fator que mais arruína as empresas, ao fim de 12 meses, está nos custos inesperados e de um planejamento financeiro ruim, logo desde sua concessão. Desse modo, poder contratar um profissional qualificado, para que possa determinar os custos para tornar seu negócio viável, é essencial para que até possa ter que comunicar com seus investidores, por exemplo. Logo desde início, determine quais são os custos máximos para cada fator, adaptando a realidade ao que estará disposto a investir nesse negócio.
É importante ainda ter um plano de mais do que um ano, tentando determinar como deverão ser as diferentes respostas, para os desafios que irá se deparar. Compreenda que o investimento na geração de tráfego é enorme. Portanto, não se esqueça de incluir esse ponto em seu orçamento. Claro que ao trabalhar muito bem as redes sociais de sua empresa poderá estar gerando esse tráfego para o website e aplicativo de forma orgânica. Porém, inicialmente, deverá sempre existir um forte investimento em marketing e “brand awareness”.
Desenvolver uma plataforma e aplicativo práticos e responsivos
Em uma fase em que todos as métricas estão apontando para uma migração gigante do mobile, é essencial que possa estar apresentando seu negócio online com uma enorme facilidade de acesso para qualquer dispositivo mobile. Para tal, contratar desenvolver qualificados e designer de websites deverá ser um ponto que qualquer empreendedor online não poderá ignorar.
Atente que seu website e aplicativo terão de aguentar o tráfego que irá gerar todo seu investimento orgânico e pago. Para um negócio que está dando os primeiros passos, não ter suas plataformas sempre no ar é um problema grave de credibilidade. Até porque, como se sabe, se uma primeira experiência de um lead não for positiva, será muito mais complicado conseguir o atrair de novo para suas plataformas. De longe, esse passo é o mais custoso para qualquer investidor, sendo determinante que tenha um orçamento muito consolidado.