A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou a prisão de dois homens e a apreensão de quatro adolescentes por furtos neste fim de semana, nas praias da Zona Sul. As ações fazem parte da Operação Verão da GM-RIO efetuada nos dias 12 e 13 de janeiro, nas praias de Copacabana e Ipanema.
Neste domingo, os agentes do Grupamento Especial de Praia (GEP) prenderam, próximo ao posto oito, um homem de 18 anos e três jovens; dois de 15 anos e um de 16 anos, que estavam furtando cordões na praia de Ipanema. A ação dos bandidos foi flagrada pelas câmeras de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que acompanharam a rota de fuga do acusados.
Uma equipe que estava na praia do Arpoador foi acionada e apreendeu um dos adolescentes, que confirmou o crime. Os demais membros da quadrilha foram detidos por policiais do 23º Batalhão (Leblon) próximo ao mar. O caso foi registrado como furto na 12ª DP (Copacabana), e três vítimas reconheceram os detidos.
Ainda no domingo, dia 13, agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) prenderam Diego Barros Cajueiro, de 28 anos, pelo furto do celular de uma mulher na orla do Arpoador. Os guardas chegaram no local e prenderam o ladrão no calçadão. O acusado foi levado para o 12ª DP (Copacabana), onde foi feito o registro.
Já no sábado, dia 12, guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam em flagrante um adolescente de 15 anos que furtou o cordão na orla de Copacabana. A vítima foi uma turista argentina, de 53 anos, que foi abordada pelo rapaz na Avenida Atlântica, esquina com Rua Rodolfo Dantas. O cordão foi recuperado, o caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana) e o adolescente foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro.
A Operação Verão da Guarda Municipal do Rio conta com a atuação de 531 guardas municipais, que estão desde o dia 12 de outubro de 2018, aos fins de semana e feriados, nas ações de ordenamento urbano e de trânsito na orla das Zonas Sul e Oeste da cidade.
O reforço na segurança dessas áreas faz parte do Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio.
O Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias prevê a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos da Prefeitura do Rio e tem como principal suporte o Núcleo de Videopatrulhamento, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. As informações dos crimes são enviadas por um aplicativo de celular, e a equipe mais próxima é acionada para efetuar a prisão do meliante.